Notícias

Ouvir a Notícia


Dr. Bittar participa de reunião de entrega de abaixo-assinado de moradores da Demétria

Dr. Bittar participa de reunião de entrega de abaixo-assinado de moradores da Demétria

Imagem de Dr. Bittar participa de reunião de entrega de abaixo-assinado de moradores da Demétria

O vereador Dr. Bittar [PCdoB] participou de nova reunião entre moradores do bairro Demétria e o prefeito João Cury. Na pauta, a entrega de abaixo-assinado sobre a instalação de Distribuidora de Rações à beira da Rodovia Gastão Dal Farra, próximo ao loteamento. O encontro foi realizado na sede da Administração Municipal, na manhã de terça-feira [12].

Conforme o parlamentar, os moradores da região não concordam com a instalação da empresa. “O argumento se baseia em determinação do Plano Diretor do Município, que apregoa que o local deve comportar empreendimentos conforme as características da região”, diz. O documento aponta o local como de característica híbrida, entre o urbano e o rural, com potencial turístico e agroecológico, com pouco adensamento humano.

Entretanto, destaca o vereador Dr. Bittar, o Plano Diretor não conta com a devida regulamentação – o que o torna, em tese, sem efeito legal. “Por isso que um dos apontamentos dos moradores é a necessidade de regulamentação desse importante documento para o planejamento urbano”, coloca.

O parlamentar lembra que o macrozoneamento é o primeiro nível de definição das diretrizes espaciais do Plano Diretor e que estabelece um referencial espacial para o uso e a ocupação do solo na Cidade, em concordância com as estratégias de políticas urbanas.

Segundo Dr. Bittar, o Poder Público está sensível à reivindicação dos moradores e se propôs a investigar medidas cabíveis para resolver o caso. “Não podemos desconsiderar o Plano Diretor em função de ainda não ter sido regulamentado”, diz. “As regras estão colocadas e precisam ser seguidas para que Botucatu tenha um desenvolvimento organizado”, enfatiza.

Neste contexto, o parlamentar afirma que o encontro teve por objetivo discutir possíveis ações e impedimentos em relação a uma eventual intervenção do Poder Público sobre a instalação da empresa no local, até que o imbróglio legal seja contornado.

Para tanto, foi sugerida a possibilidade de publicação de Decreto Municipal que congelaria a região para novos empreendimentos até a regulamentação do Plano Diretor. Porém, esse decreto apenas valeria para novos empreendimentos.

Na opinião do vereador Dr. Bittar [PCdoB] a reunião foi positiva. “Não devemos fomentar a discórdia, mas o debate. Quando Poder Público e sociedade dialogam, as decisões são, sempre, mais bem elaboradas”, finaliza.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu

Foto: André Luís Lourenço/CMB



Publicado em: 21 de julho de 2011

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A partir de hoje (18/07), tem início o recesso parlamentar de meio de ano na Câmara Municipal de Botucatu, conforme determina o artigo 110 do Regimento Interno Legislativo. Durante esse período, as sessões ordinárias ficam suspensas, mas o trabalh...
A Câmara Municipal de Botucatu já deu início à análise de dois dos principais instrumentos de planejamento orçamentário do município: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 e o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2026 a 2029. Os pr...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na manhã desta quarta-feira, 16/07, a entrega da Medalha Dante Trevisani. Destinada a motoristas, cobradores e monitores do transporte coletivo urbano e escolar da cidade, a homenagem foi instituída a partir...
Na noite da última segunda-feira (14), a Câmara de Botucatu realizou sua última Sessão Ordinária antes do recesso legislativo de meio de ano. A reunião foi marcada por uma pauta extensa e debates intensos sobre temas de grande relevância para o de...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite desta sexta-feira, 11/07, uma Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Botucatuense para o senhor Valério Antônio Moretto. De autoria do vereador Thiago Padovan (PSD), o projeto foi aprovado...
A Câmara Municipal de Botucatu realiza, na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19 horas, a última Sessão Ordinária antes do Recesso Legislativo. Em pauta, três Projetos vindos da Prefeitura e outros dois do Legislativo. Confira mais s...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!