Sempre atuante em questões relacionadas ao esporte local, o vereador Zé Fernandes [PSDB] utilizou seu espaço durante o pequeno expediente da última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para encaminhar, entre outras, uma demanda relacionada ao esporte com um pedido pela criação do programa Bolsa Atleta e a outra solicitando melhorias no sinal de telefonia no bairro da Mina. Os pedidos foram aprovados pelos demais legisladores.
O primeiro requerimento foi encaminhado ao prefeito, Mário Pardini e ao secretário municipal de Esportes, Geraldo Pupo, pedindo para que ambos informem sobre a possibilidade de implantar o Programa “Bolsa Atleta” em Botucatu, nos moldes do instituído no município de São Manuel. O município vizinho conta com referido programa que visa formar atletas e equipes para disputar as mais variadas competições auxiliando e incentivando os desportistas locais. Esta foi a segunda vez somente esse ano que Zé Fernandes solicitou a melhoria.
De acordo com o documento, a prática de esportes é continuamente utilizada como mecanismo de recuperação, inserção social e transformação e o programa Bolsa Atleta daria a oportunidade para o desenvolvimento das mais variadas modalidades esportivas em Botucatu. O programa ajuda, ainda, na formação de equipes de futebol, vôlei, basquete e outras modalidades disputadas em grupo, além daquelas em que o atleta participa individualmente.
O segundo pedido foi encaminhado ao diretor de articulação institucional da Telefônica/Vivo e Gerente Institucional da Vivo do Interior de São Paulo, pedindo para que os mesmos analisem a possibilidade de envidar esforços a fim de realizar melhorias no sinal de telefonia fixa e móvel na Vila Real de Barra Bonita [Bairro da Mina], beneficiando moradores e proprietários de ranchos locais, a comunidade da região e pessoas que frequentam referida área de lazer.