A preocupação com a realização de atividades que mantenham a população idosa inclusa na sociedade ligou o sinal de alerta na primeira secretária da Câmara Municipal de Botucatu, vereadora Jamila [PSDB], que utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária para encaminhas dois requerimentos solicitando ações específicas para essa parcela da população. Os pedidos foram aprovados pelos demais legisladores.
No primeiro documento, a legisladora encaminha o pedido para a secretária municipal de Assistência Social, solicitando informar se consta do planejamento da secretaria a implantação de programas e atividades voltados à população idosa do município, envolvendo dança, artesanato e recreação. O pedido também inclui a possibilidade de dedicar especial atenção aos idosos, assim como ao desenvolvimento de políticas para as pessoas nessa faixa etária, também por meio de programas recreativos que refletem, sobremaneira, na qualidade de vida e na integração social.
A segunda demanda apresentada pela vereadora é direcionada ao secretário adjunto para Assuntos do Transporte Coletivo, Rodrigo Fumis, com um pedido para que o mesmo viabilize um projeto voltado para idosos, onde possam aprender a andar de bicicleta, a exemplo do que vem sendo realizado no município de Sorocaba, podendo desfrutar dessa atividade que traz muitos benefícios à saúde.
Os dois requerimentos são baseados em ações adotadas pela prefeitura de Sorocaba. “São bons exemplos. “Nesse trabalho desenvolvido junto aos idosos, além da inclusão social, percebidos os benefícios à saúde com a prevenção de doenças cardiovasculares, melhora na resistência muscular, além da saúde mental, que é tão importante quanto a física”, analisa Jamila.