Notícias

Ouvir a Notícia


Protagonismo feminino e cultural marcam sessão da Câmara de Botucatu

Três projetos foram aprovados na Sessão Ordinária

Imagem de 1755601869988-162

A sessão ordinária da Câmara de Botucatu, realizada na última segunda-feira, 18 de agosto, teve a cultura e a mulher como protagonistas. Três importantes Projetos de Lei de autorias executiva e legislativa foram aprovados pelos vereadores e prometem fortalecer a política cultural do município e dar mais autonomia ao Conselho de Políticas Públicas para Mulheres.

 

REESTRUTURAÇÃO DO CONSELHO DE CULTURA É APROVADA

Após ter recebido pedido de vista e adiamento em sessões passadas, o Projeto de Lei 58/2025 voltou à pauta e foi aprovado pelo plenário. A proposta da Prefeitura reorganiza e reestrutura o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e o Fundo Municipal de Política Cultural, revogando dispositivos anteriores e atualizando a política local de cultura de acordo com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura.

O novo marco legal transforma o conselho em um órgão colegiado, permanente, paritário e autônomo, com funções normativas, consultivas, deliberativas, controladoras e fiscalizadoras. A vinculação do Conselho à Secretaria Municipal de Cultura garante institucionalidade sem comprometer sua independência.

Além disso, o projeto promove, ainda, uma reestruturação do Fundo Municipal de Política Cultural, com novos mecanismos de gestão e aplicação de recursos, buscando maior transparência, eficiência e equidade no financiamento das ações culturais. Em tribuna, o vereador Ielo (PDT) fez questão de deixar claro que, após conversas com os atuais membros do conselho, a composição do mesmo se manterá neste período de transição, até que novos conselheiros e diretoria sejam empossados. 

 

ALTERAÇÃO NA LEI DO FUNDO MUNICIPAL DA MULHER

O projeto que altera a Lei nº 6.185/2020, que trata da criação do Fundo Municipal de Promoção e Desenvolvimento para Mulheres (FMPDM), também foi aprovado durante a plenária. A principal mudança é a alocação do Fundo na Unidade Orçamentária do Gabinete do Prefeito, visando dar maior agilidade na implementação de políticas públicas voltadas às mulheres.

A proposta reforça o papel do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM) como responsável pelas deliberações do Fundo, e tem como objetivo ampliar a eficácia das ações de promoção da equidade de gênero, valorização da mulher e enfrentamento à violência.

De acordo com a justificativa apresentada, a mudança busca otimizar a gestão administrativa e orçamentária, fortalecer a integração entre secretarias municipais e dar maior visibilidade institucional às pautas femininas, sem gerar aumento de despesas ou alteração na finalidade do Fundo.

 

SEMANA DA CULTURA ITALIANA

Proposto pelo vereador Lelo Pagani (PSDB), o plenário aprovou o Projeto de Lei nº 64/2025, que institui a “Semana da Cultura Italiana” em Botucatu. A proposta reconhece a contribuição histórica dos imigrantes italianos e seus descendentes para o desenvolvimento da cidade e será celebrada anualmente, promovendo a valorização cultural, o fortalecimento da identidade ítalo-brasileira e o potencial turístico-cultural do município. Segundo o vereador-autor do projeto, a criação da semana também acompanha as comemorações pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil, em 2025.

 

ATIVIDADES LEGISLATIVAS

Além dos projetos votados, no “Pequeno Expediente” da sessão, foram apresentados:

  • 3 votos de pesar;
  • 20 requerimentos;
  • 4 moções;
  • 4 indicações

Já no “Grande Expediente”, os vereadores utilizaram a tribuna para tratar de temas diversos de interesse público, com destaque para debates sobre infraestrutura e saúde pública.

 

ACOMPANHE DE PERTO

Todos os projetos de lei, moções, requerimentos e demais proposituras apresentadas nesta e em outras sessões estão disponíveis na íntegra para consulta no site oficial da Câmara Municipal de Botucatu

A participação da população é essencial para o fortalecimento da democracia e o aprimoramento das políticas públicas do nosso município. Continue acompanhando o SEU Legislativo.


Publicado em: 19 de agosto de 2025

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...
A Câmara de Botucatu encerrou suas atividades financeiras de 2025 com saldo positivo em caixa. Executando 90,08 % de um montante de R$ 8.526.000,00 (oito milhões, quinhentos e vinte e seis mil reais), repassado pelo município, o valor de R$ 714.04...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!