Sempre atuante com relação à temática da acessibilidade no município, o vereador Carlos Trigo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar por meio de requerimento, investimentos para a instalação de semáforo sonoro. Além disso, o legislador encaminhou ainda outras duas demandas pontuais por poda adequada de árvore e melhorias em passeio público. Os pedidos foram aprovados pelos demais legisladores.
De acordo com Carlos Trigo, existe grande importância no funcionamento do semáforo com tempo para pedestre e sinal sonoro para deficientes visuais, principalmente onde há grande circulação de veículos e pessoas. “Este tipo de dispositivo, além de orientar o deficiente visual, serve também como alerta para as demais pessoas, facilitando a travessia e disciplinando o trânsito”, afirma o legislador.
O requerimento afirma que a cidade já conta com tal dispositivo em alguns pontos e que há a necessidade de implantar uma quantidade maior zelando pela segurança da população, principalmente dos deficientes visuais. O pedido foi encaminhado ao Deputado Federal, Capitão Augusto, solicitando esforços visando destinar verbas para aquisição de semáforo com tempo para pedestre e sinal sonoro.
Além dessa, Carlos Trigo pediu também a poda adequada da árvore existente na Rua Lázaro Ramos Nogueira, em frente ao número 104, no Jardim Ciranda, proporcionando maior segurança aos moradores e às pessoas que circulam pelo local e o calçamento do passeio público na Rua Raul Raimo em um dos lados da via, no Jardim Brasil, atendendo ao pedido dos moradores das proximidades.