O vereador Paulo Renato [PSC] demonstrou preocupação com a saúde pública da cidade e encontrou em um programa lançado pelo Ministério da Saúde uma alternativa para Botucatu. Durante o seu espaço na última sessão ordinária, o vereador solicitou que a cidade busque sua adesão no projeto “Consultório na Rua”, que conta com um veículo doado pelo Governo Federal e equipe treinada para verificar as condições básicas de saúde de moradores de rua, atingidos pela falta de alimentação saudável e constante, higiene precária e a ausência de abrigo.
De acordo com o documento, os atendimentos são feitos por equipes multiprofissionais que contam com enfermeiros, psicólogos, assistentes, técnicos ou auxiliares de enfermagem, técnicos em saúde bucal, cirurgião-dentista, profissionais/professores de educação física ou profissionais com formação em arte e educação. O atendimento prioriza o cuidado no local, que busca atender não só nos problemas de saúde e sociais, bem como ações compartilhadas e integradas às Unidades Básicas de Saúde [UBS]. Dependendo da necessidade do usuário, essas equipes também atuam junto aos Centros de Atenção Psicossocial [Caps], aos serviços de Urgência e Emergência e a outros pontos de atenção da rede de saúde e intersetorial.
A ideia do projeto é de que, quando é possível, o atendimento é feito na rua mesmo, com um primeiro diagnóstico, um curativo, por exemplo. O que precisa de mais privacidade pode ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde para continuar o atendimento de acordo com a necessidade do usuário. O documento foi encaminhado ao prefeito, Mário Pardini para eventuais análises.