Notícias

Ouvir a Notícia


Saúde, meio ambiente e valorização profissional: Câmara de Botucatu aprova projetos que refletem demandas da cidade

Plenária teve duração total de 2h50min

Imagem de 1761045616671-268

Na noite da última segunda-feira, 20 de outubro, a Câmara Municipal de Botucatu realizou sua 36ª Sessão Ordinária de 2025, marcada pela aprovação unânime de cinco dos seis projetos em pauta para a ocasião. As propostas abordam áreas como meio ambiente, saúde pública e valorização profissional.

Confira os projetos analisados:

1. Programa “Adote uma Praça” (PL nº 82/2025)

De autoria da Prefeitura, o projeto cria o programa “Adote uma Praça”, que visa estimular a participação de pessoas físicas, empresas e entidades na conservação de espaços públicos como praças, jardins e áreas verdes. A proposta busca unir esforços entre poder público e sociedade civil, promovendo ambientes mais cuidados, acessíveis e acolhedores. De acordo com a justificativa da matéria, a adoção poderá ter caráter institucional ou econômico, desde que respeite as regras legais, sem fins político-partidários ou comerciais. O vereador Lelo Pagani (PSDB) fez questão de subir em tribuna para deixar claro que a ideia não exime a Prefeitura de sua responsabilidade com a zeladoria pública.

2. Combate permanente às arboviroses (PL nº 83/2025)

Também encaminhado pelo Executivo, o projeto estabelece ações contínuas para prevenção e controle de doenças como dengue, zika e chikungunya. A proposta surge diante do alarmante número de casos registrados em 2024 e 2025, e define obrigações específicas para moradores e proprietários, como a manutenção adequada de imóveis e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti. A ideia reforça ainda a importância das campanhas educativas e do envolvimento comunitário.

3. Educação integral na rede municipal recebe pedido de VISTA (PL nº 85/2025)

O terceiro projeto apresentado estabelece diretrizes para a implantação gradual da educação integral nas escolas públicas de Botucatu. A proposta, que está em consonância com o Plano Nacional de Educação, vai além da simples ampliação da jornada escolar, ao priorizar uma formação que promova o desenvolvimento integral dos estudantes em suas dimensões intelectual, física, social e emocional. No entanto, a votação do projeto foi adiada após o vereador Ielo (PDT) solicitar vista da matéria, com o objetivo de que ela seja analisada previamente pelo Conselho Municipal de Educação. A nova votação ocorrerá na primeira sessão ordinária de novembro, agendada para o dia 03.

4. Informação sobre tratamento para parar de fumar (PL nº 89/2025)

De iniciativa do Presidente Cula (MDB), e dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Nuno Garcia (PODE), Welinton Japa (MDB) e Zé Fernandes (PSD), o projeto obriga os comércios que vendem produtos derivados do tabaco a informar os clientes sobre os tratamentos gratuitos oferecidos pelo SUS para quem deseja parar de fumar. A medida busca ampliar a divulgação dos serviços de saúde e contribuir com a redução de doenças relacionadas ao tabagismo.

5. Alteração na forma de concessão do Prêmio Destaque Educacional (PDL nº 15/2025)

De autoria da Mesa Diretora da Câmara, o projeto altera o formato do Prêmio Destaque Educacional “Professora Lydia Schincariol”, substituindo a atual medalha por um diploma. A mudança, que passa a valer a partir da 20ª Legislatura (2029), visa otimizar recursos públicos e manter a dignidade da homenagem, conferindo mais clareza e viabilidade à premiação.

6. Concessão do Prêmio Destaque Educacional 2025 (PDL nº 17/2025)

Também da Mesa Diretora, o projeto concede oficialmente o Prêmio Destaque Educacional 2025 a alunos, professores e escolas da rede pública que se destacaram ao longo do ano. A premiação visa reconhecer e valorizar o trabalho de educadores e o desempenho dos estudantes, incentivando a excelência no ambiente escolar. Uma solenidade para entrega oficial da honraria aos agraciados deste ano está agendada para o mês de novembro.

 

Outros destaques da sessão

Durante o ‘Pequeno Expediente’, os parlamentares aprovaram 24 requerimentos e 3 moções, além de encaminharem 5 indicações ao Poder Executivo e deferirem 5 votos de pesar. O Requerimento nº 862, de autoria do vereador Zé Fernandes (PSDB), que solicita a realização de estudos para a implantação de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o objetivo de repensar o Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, recebeu pedido de destaque por parte do vereador Ielo (PDT), o qual manifestou-se contrariamente à proposta, argumentando que não é papel dos vereadores deliberar sobre a desapropriação de patrimônios culturais da cidade, ressaltando a importância histórica e simbólica do espaço para a população de Botucatu. Apesar do pedido de não aprovação, o requerimento foi aprovado pela maioria dos parlamentares, com exceção dos vereadores Abelardo (Republicanos) e Carlos Trigo (MDB), que optaram por se abster na escolha.

No ‘Grande Expediente’, os vereadores fizeram uso da tribuna para comentar pedidos recentes, cobrar respostas da Prefeitura e debater temas de interesse público.

 

Transparência e participação

Todos os projetos aprovados nesta e em outras sessões estão disponíveis na íntegra no site oficial da Câmara Municipal de Botucatu. A gravação completa da 36ª Sessão Ordinária pode ser acessada no canal da Câmara no YouTube.


Publicado em: 21 de outubro de 2025

Publicado por: Vinicius Falcão

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...
A Câmara de Botucatu encerrou suas atividades financeiras de 2025 com saldo positivo em caixa. Executando 90,08 % de um montante de R$ 8.526.000,00 (oito milhões, quinhentos e vinte e seis mil reais), repassado pelo município, o valor de R$ 714.04...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!