Ouvir a Notícia
O vereador Reinaldinho [PR] tem lutado pela implantação do Sistema de Teleconferências que conecte Cadeia Pública ao Fórum da Comarca de Botucatu. O objetivo é o de favorecer a logística de depoimentos dos detentos, por meio das novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
O sistema, já é utilizado em outras cidades do Estado de São Paulo, permite que os presos sejam ouvidos sem a necessidade de deslocamento do presídio onde cumprem pena.
De acordo com o parlamentar, atualmente, o trânsito do detento entre a unidade prisional e o Fórum é realizado com a escolta do efetivo policial local. “Essa situação faz com que policiais deixem de estar nas ruas, protegendo a população, para levar presos para depoimentos”, aponta.
Reinaldinho ainda salienta que o excesso de escolta tem onerado, inclusive, o próprio Estado. “O Governo tem um custo financeiro muito alto para o cumprimento das ordens judiciais, utilizando diariamente centenas de viaturas e policiais para a escolta de presos”, coloca. “Também existe um grande perigo de fuga e acidentes no deslocamento do detento”, completa.
Diante disso, o parlamentar defende que o sistema de Teleconferência poderia, além de desonerar os cofres públicos na medida em que eliminaria o deslocamento dos presos, proporcionar a permanência do efetivo da polícia em suas funções de origem – o de proteção da sociedade.
Em busca dessa melhoria à Segurança Pública e redução do gasto público estadual, o vereador Reinaldinho [PR] já apresentou requerimento [nº 895/2011] na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Botucatu – aprovado por unanimidade no Plenário da Casa. O documento, que solicita a implantação do Sistema de Teleconferências, será encaminhado ao Governo do Estado de São Paulo e do Tribunal Regional Federal.
Fonte: Assessoria de Imprensa/Câmara Municipal de Botucatu
Foto: André Luís Lourenço/CMB
Publicado em: 22 de setembro de 2011
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara