Ouvir a Notícia
A Câmara Municipal de Botucatu, por meio da sua Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade, realiza no próximo dia 16 de julho (quarta-feira), às 19h, uma audiência pública para discutir dois dos principais instrumentos de planejamento orçamentário do município: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026 e o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.
Ambos os projetos que discutem as referidas leis (PLC 22/25 e PLC 21/25, respectivamente) foram protocolados na Casa no dia 30 de junho e já tramitam na Comissão de Orçamento e Finanças, a qual terá o prazo de 30 dias para recebimento de emendas. O debate público é parte fundamental do processo legislativo e atende ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (art. 48, §1°, I), que exige a participação popular na elaboração do orçamento.
Conheça a íntegra dos projetos:
O que são a LDO e o PPA? E por que eles são tão importantes?
A LDO é uma das três leis que compõem o ciclo orçamentário anual do município (junto com o Plano Plurianual – PPA – e a Lei Orçamentária Anual – LOA). Ela estabelece regras para a elaboração da Lei Orçamentária Anual do ano seguinte, definindo metas, prioridades e limites para os gastos públicos, exercendo o papel de “ponte” entre o PPA e a LOA.
Na prática, a LDO ajuda a organizar como a Prefeitura poderá investir recursos em áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura e segurança. Cada decisão tomada agora resultará nas ações do dia a dia da cidade em 2026.
Para o ano que vem, por exemplo, essa lei estima que o custo dos programas para atender as políticas públicas do município deve ser de R$ 893,5 milhões. Estes e outros números devem ser apresentados no evento.
Já o PPA (Plano Plurianual) é um instrumento de planejamento de médio prazo, que estabelece objetivos e ações estratégicas para os próximos quatro anos (2026 a 2029).
Ele orienta os investimentos públicos de forma contínua, mesmo com a troca de gestões, e influencia diretamente o desenvolvimento da cidade em diversas áreas. Neste caso, de acordo com o projeto de lei, o valor orçamentário ultrapassa os 3,9 bilhões de reais.
Durante a audiência, serão apresentados dados e estimativas importantes, como a previsão orçamentária para 2026, metas fiscais e áreas prioritárias para os próximos anos. É uma oportunidade para que a população compreenda como será planejado o uso dos recursos públicos e participe ativamente das decisões que impactam o futuro de Botucatu.
Acompanhe e participe!
A audiência será aberta ao público no plenário da Câmara e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Casa (site, Facebook, YouTube e TV Câmara Botucatu). Também será possível participar de forma remota, enviando perguntas ou comentários pelo WhatsApp: (14) 99610-1981.
A construção de uma cidade mais eficiente e transparente começa com o envolvimento da população. Participe e ajude a definir os rumos de Botucatu!
Publicado em: 02 de julho de 2025
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara