A Câmara Municipal de Botucatu realizou na noite da última sexta-feira, 20, uma sessão solene bastante emocionante para a entrega do Título de Cidadão Botucatuense ao Coronel Jorge Duarte Miguel, antigo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior e que atuou por quase uma década na cidade. O prédio esteve completamente lotado com a presença de companheiros de trabalho e amigos do policial. O autor da horaria foi o vereador Sargento Laudo [PP].
A mesa que comentou os trabalhos foi composta pelo próprio homenageado, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Carreira, da vereadora Jamila, do prefeito municipal, Mário Pardini, do chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-048, Subtenente Ferrari e do atual comandante do 12º BPM/I, Fernando Agrella, que hoje ocupa o cargo que foi do homenageado por cinco anos.
Para o vereador autor da homenagem, uma alegria muito grande. “Uma honra poder homenagear Coronel Jorge, um verdadeiro líder, linha de frente, que demonstrou todo o seu valor enquanto comandante em Botucatu. Policial exemplar, além de ser humano de um coração gigante, músico profissional, ótimo pai e amigo. Agradeço aos amigos que puderam acompanhar de perto essa homenagem tão especial a uma pessoa que tanto fez pela nossa cidade”, explicou Sargento Laudo.
A homenagem da última sexta-feira reconheceu a atuação do profissional em Botucatu. Jorge Duarte Miguel é natural de Bauru, casado e com dois filhos. Iniciou sua jornada na cidade em 2010, quando chegou ao 12º BPM/I, de onde saiu apenas em 2018, já aposentado. Durante sua gestão, Botucatu foi considerada a cidade mais segura do Estado de São Paulo por seis vezes consecutivas, bem como, a sexta cidade mais segura do Brasil. Contribuiu para a o policiamento de Botucatu e de todas as cidades assistidas pela região do 12º Batalhão, sendo respeitado por seus pares não só por hierarquia militar, mas sim pelo exemplo que dava, não se furtando em participar de ações com o policiamento ostensivo em nenhum momento de sua carreira.