Em uma solenidade rápida e bastante emocionante, a Câmara Municipal de Botucatu homenageou na noite desta segunda-feira, 18, uma série de doadores de sangue e de órgãos do município. A entrega do Diploma Reconhecimento Comunitário foi instituída pela resolução 329/2004, de autoria dos vereadores à época, Nenê Bueno e Carlos Trigo e reconhece os doadores de sangue, plaquetas, órgãos, doadores especiais e instituições civis, militares ou religiosas parceiras.
A mesa que comandou os trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Carreira, pela primeira secretária, vereadora Jamila, pelo Dr. Álvio Isao Shiguematsu, diretor Técnico do Banco de Tecidos Oculares Humanos do Hospital das Clínicas, Dr. Laércio Martins Stefano, coordenador dos Serviços de Procura de Órgãos e Tecidos do HC, Luciana Valéria Interdonato, coordenadora da captação de doadores de sangue e pelo Dr. Pedro Bonequini, médico do Hemocentro representante do Superintendente do HCFMB.
As homenagens da noite foram entregues ao senhor Walmir José Deléo, doador de plaquetas, que recebeu o diploma das mãos do vereador Carlos Trigo, Jussara Vieira da Rocha, doadora de sangue, que recebeu o diploma das mãos da vereadora Alessandra Lucchesi, Erik Themer, marido de Joyce Merise Gabriel Themer, doadora de tecido ocular - córneas, para receber o diploma das mãos do vereador Cula, Raimundo Oliveira de Souza, representante da família de Caio César Oliveira de Souza, doador de múltiplos órgãos, que recebeu o diploma das mãos do vereador Izaias Colino, a pequena Helena de Oliveira Garcia, de quatro anos, que é receptora de tecido ocular – córneas, homenageada pela vereadora Jamila e, por fim, Aline Ferrari Deplácido Vieira, diretora da Ação Solidária Adventista, representante da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que foi considerada a instituição colaboradora e que recebeu seu certificado do vereador Sargento Laudo.
Durante a fala dos presentes, muita emoção nas palavras do Dr. Álvio Isao Shiguematsu, que falou de duas das homenagens da noite e que estão diretamente ligadas. De acordo com o médico, Joyce Merise, enquanto ainda estava internada na enfermaria do Hospital das Clínicas, ciente de seu estado de saúde, voluntariamente acionou o banco de olhos expressando o desejo de doação de córneas. O falecimento foi registrado apenas nove dias depois do fato e a doação foi reiterada pelo seu marido, tendo sido ela a primeira doadora a procurar pessoalmente o serviço para manifestar seu desejo. As córneas doadas por Joyce foram transplantadas para a pequena Helena de Oliveira Garcia, que havia nascido com um glaucoma grave e não enxergava.
Para o presidente da Casa, uma justa homenagem a quem realmente merece. “São verdadeiros heróis que estamos homenageando hoje. Pessoas que salvam vidas. Só posso agradecer e parabenizar cada vez mais aos nossos homenageados, desejando que Deus retribua com muita saúde a atitude humanitária de cada um de vocês. Que o gesto de cada um de vocês sirva de estímulo na busca pela preservação da vida. E que a Câmara possa seguir prestando essa tão valorosa homenagem”, afirmou.