Ouvir a Notícia
Na noite da quarta-feira (06/03), aconteceu na Câmara de Botucatu um evento alusivo à Campanha da Fraternidade, tradicionalmente marcando o início da ação na cidade. Este ano, a campanha, realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e que perdura durante o período da quaresma, traz o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Presidida pelos vereadores Alessandra Lucchesi (PSDB) e Lelo Pagani (PSDB), a audiência contou com convidados que puderam abordar o tema da Campanha da Fraternidade 2024. Também compôs a mesa de trabalhos o Padre Émerson Anizi, pároco da Catedral.
O Padre Thiago Rodrigues Ferreira, assessor da campanha e mais chamado de “Padre Thiaguinho”, começou sua fala fazendo um resgate histórico sobre a Campanha da Fraternidade desde a década de 1960. Em seguida, focou na importância das amizades, da convivência saudável e do acolhimento das pessoas, que devem ser vistas como verdadeiros irmãos e irmãs. Também falou de temas atuais, como uso das redes sociais, problemas de pertencimento e laços rompidos por questões político sociais, dando dicas de ações concretas que podem ajudar a derrubar muros e construir relações fraternas.
“O tema transcende a questão da amizade social. Fala da amizade sem interesse, sem esperar nada em troca, de algo que surge do coração. Está aí a importância desse tema: a amizade como afeto gratuito”, disse.
Em seguida, a pediatra e Agente da Pastoral, Dra. Cristina Aparecida Rocha de Matos, apresentou um projeto social com o qual contribui e que acaba atuando também na construção de vínculos sociais: o Projeto Pão Nosso. Atuando no CDHU da Vila Jardim, ele é responsável por confeccionar e distribuir marmitas e outros alimentos semanalmente às famílias da região. Agora, ele também tem ações voltadas ao incentivo à leitura e ao esporte, assistência a gestantes e bebês e conta com planos de atuar na alfabetização e outras áreas.
“A amizade precisa começar de alguma maneira e a gente começou fornecendo alimento. E uma amizade vai crescendo: você conhece mais as pessoas e passa a criar vínculos, e se criando vínculos, queremos ajudar e ver as pessoas bem”, relatou.
Durante a noite, ainda foram exibidos vídeos alusivos à Campanha da Fraternidade e, como é de praxe, houve um momento em que o público pode se manifestar sobre o tema, de maneira remota ou presencialmente. Também estiveram presentes o presidente da Câmara, Cula (PSDB), e os vereadores Marcelo Sleiman (União) e Palhinha (União). Eles participaram com colocações durante a noite.
Publicado em: 06 de março de 2024
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara