Ouvir a Notícia
A Câmara Municipal de Botucatu realizará, no dia 4 de dezembro de 2025 (quinta-feira), às 19h, uma Audiência Pública para debater a importância do Dia da Consciência Negra, data celebrada nacionalmente em 20 de novembro e dedicada à reflexão sobre a luta da população negra, o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira.
A iniciativa surgiu a partir do Requerimento nº 975/2025, aprovado na sessão ordinária de 10 de novembro, de autoria dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), Thiago Padovan (PSD), Ielo (PDT) e Zé Fernandes (PSDB).
Sobre o Dia da Consciência Negra
A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil. O dia reforça a necessidade de reconhecer a contribuição histórica, cultural, social e econômica da população negra, além de promover ações afirmativas e discussões que visem à equidade racial. Em diversos municípios brasileiros, o Dia da Consciência Negra é feriado, como forma de valorização dessa memória e do enfrentamento ao racismo estrutural.
Convidada Especial
A audiência contará com a participação de Conceição Aparecida Domingos Vercesi, profissional com formação em Contabilidade e Bacharelado em Direito, que atua com assessoria e consultoria contábil para MEIs, microempresas e empresas de pequeno porte.
Conceição integra o Grupo de Mulheres Negras de Botucatu “Tereza de Benguela” e é multiplicadora da Politize, atuando na orientação decolonial e antirracista, na multiplicação de políticas públicas para a população negra e como palestrante para a educação antirracista.
Como colaboradora do Instituto Botucatu, participou e articulou o Programa Mentoria para Mulheres, desenvolvido em parceria com o Consulado dos Estados Unidos e o Sebrae. Atualmente, compõe a formação Ginga Afrotech Hub, iniciativa voltada ao fortalecimento de pessoas negras empreendedoras no ecossistema de inovação e tecnologia, idealizada pelo Sebrae-SP e executada pela Darwin Startups.
Transmissão ao vivo
A solenidade também poderá ser acompanhada ao vivo pelos canais oficiais da Câmara: site, Facebook, YouTube e pela TV Câmara Botucatu (canal 31.3 da rede aberta e canal 2 da Claro NET TV).
Participação da comunidade
A Câmara reforça que a Audiência Pública é aberta à participação de toda a população, que poderá contribuir com reflexões, propostas e relatos relacionados ao tema. O objetivo é promover um espaço de diálogo e construção coletiva sobre igualdade racial, valorização da cultura afro-brasileira e políticas públicas voltadas às pessoas negras. Lembrando que a entrada do legislativo está sendo feita, momentaneamente, pela Rua Marechal Deodoro, em virtude de obras na recepção da Câmara.
Participe!
Publicado em: 26 de novembro de 2025
Publicado por: Vinicius Falcão
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara