Ouvir a Notícia
Durante a audiência pública que tratou do “Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, que aconteceu na Câmara dia 5 de junho, a vereadora Rose Ielo [PDT] voltou a defender a contratação de assistentes sociais e psicólogos para atuar na prevenção das ditas ‘questões sociais’ [como alcoolismo, drogas, violência doméstica e evasão escolar] no âmbito das escolas do município.
“A participação desses profissionais integrados às equipes interdisciplinares formadas por professores, direção escolar, orientadores, coordenadores, pedagogos e psicólogos contribui para melhorar e aperfeiçoar o processo educativo e prevenir ‘questões sociais’”, afirma a vereadora.
Ela conta que, segundo informações da própria Prefeitura, dois cargos efetivos para profissionais de Serviço Social [assistentes sociais] que atendiam à rede de ensino estão vagos na estrutura administrativa, devido à aposentadoria de servidores. “É importante preencher essas vagas, chamando outros aprovados em concursos ainda vigentes ou abrindo novo concurso. Já foi noticiado, inclusive, que a Secretaria de Educação contratou uma profissional terceirizada para atuar na política educacional do município”, complementa.
No requerimento 486, aprovado na sessão de 11/06, os vereadores Rose Ielo e Carlos Trigo [PDT] pedem as seguintes informações sobre a contratação divulgada: 1] cópia do contrato do profissional assistente social terceirizado, informando o plano de trabalho que está sendo executado, período, locais e custos; 2] existe algum programa criado pela Secretaria de Educação que esteja sendo executado em parceria com outras áreas da Administração, em especial Assistência Social e Saúde, visando a prevenção de problemas sociais e de saúde que influenciam no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da escola? Em caso positivo, cópia do programa ou detalhes de como ele é desenvolvido, com que profissionais e suas contratações; 3] quais as providências tomadas em relação ao questionamento sobre concursos em aberto para preencher as vagas de assistentes sociais na Secretaria de Educação? Há viabilidade de convocação de eventuais aprovados em concurso da área da Assistência Social, já que trata-se da mesma categoria de profissionais?; e 4] dados sobre a conclusão dos estudos de impacto financeiro para a contratação de assistentes sociais nas escolas e para preencher as vagas já previstas na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Educação, bem como ampliá-las.
Publicado em: 14 de junho de 2018
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara