Notícias

Ouvir a Notícia


Vereadores aprovam denominações de logradouros públicos, concessão de medalha e abertura de crédito para a Prefeitura

Sessões Ordinária e Extraordinária de 01/04/2024

Imagem de 0f12865e-e2c0-4be1-9661-8b1333966264

Na noite da última segunda-feira (01/04), os vereadores botucatuenses se reuniram em sessões ordinária e extraordinária e aprovaram por unanimidade dos votos sete dos oito projetos em pauta.

Em sessão ordinária, a primeira matéria da noite, que institui em Botucatu o Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em situação de Abandono ou Risco (PL 05/2024, de autoria do vereador Palhinha [PSD]), recebeu pedido de adiamento pelo vereador Abelardo (Republicanos), e deve voltar à discussão após duas sessões.

Em seguidas, os PL 20 e 21/2024, de autoria do vereador Abelardo (Republicanos) denominaram as avenidas 10 e 09 do loteamento Recanto Árvore Grande, de “Avenida Maria Pelicia Fumes" e “Avenida José Fumes”, respectivamente. Em tribuna, o vereador autor comentou sobre a biografia do casal homenageado.

Seguindo as denominações da noite, o PL 22/2024, de iniciativa do Vereador Silvio (Republicanos), denominou de "Dionizio Fumes", a Rua 12 do loteamento Botucatu Verônica. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a trajetória de vida pessoal e profissional do homenageado, acentuando seu trabalho na Fazenda Lageado da Unesp.

Já o PL 41/2024, de iniciativa do Vereador Sargento Laudo (PSDB), denominou de "Alameda Benedito Pires de Carvalho" a "Rua A" do Loteamento Estância Treze. Assim como os demais parlamentares, o vereador-autor subiu em tribuna para justificar a homenagem com a leitura da biografia do contemplado, destacando sua trajetória como proprietário do estacionamento de veículos “Pires Veículos”.

A sessão ordinária se encerrou com a aprovação do PDL 05/2024, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que concedeu a “Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança”, instituída no município em 2002, a 22 integrantes das forças de segurança local (Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Conselho Comunitário de Segurança de Botucatu). Os comtemplados receberão a honraria em uma Sessão Solene agendada para o próximo dia 26/04 (sexta-feira), no Plenário da Câmara.

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Já em sessão extraordinária, foram aprovados dois projetos de alterações orçamentárias, modificando o Plano Plurianual (PPA - 2022/2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2023).

O projeto de lei complementar 04/2024 e o PL 27/2024, de autoria do Prefeito, abriram um crédito adicional suplementar até o limite de pouco mais de R$ 943 mil para o atendimento de demandas das Secretarias de Zeladoria e Governo.

Conforme explicou o vereador Silvio (Republicanos), uma parte do valor vem da Anulação Parcial de Dotação, dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Zeladoria e Serviços. Já outra parte decorre de Superávit Financeiro, dentro da estrutura da Secretaria de Governo. Os valores serão utilizados tanto para despesas de pessoal como para serviços de tecnologia da informação e comunicação.

 

MUDANÇAS NO LEGISLATIVO BOTUCATUENSE

A primeira sessão plenária do mês de abril foi marcada ainda pela saída dos vereadores suplentes Pedroso (União) e Lelo Pagani (PSDB), e pelo retorno dos vereadores licenciados Cláudia Gabriel (PSD) e Curumim (PSDB), conforme prevê as normas eleitorais, já que ambos ocupavam cargos no Executivo Municipal.

Como os vereadores Pedroso e Lelo Pagani eram membros de algumas comissões legislativas, novas votações foram realizadas para ocupar as referidas vagas, ficando conforme segue:

- Comissão de Constituição de Justiça e Redação: Sargento Laudo (presidente), Curumim (relator) e Cláudia Gabriel (membro).

- Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade: Curumim (presidente), Sargento Laudo (relator) e Cláudia Gabriel (membro).

- Comissão de Ética, Decoro Parlamentar e Disciplina: Cláudia Gabriel (presidente), Rose Ielo (relator) e Palhinha (membro).

- Comissão de Saúde, Bem -Estar e Proteção:  Cláudia Gabriel (presidente), Alessandra Lucchesi (relator) e Silvio (membro).

A vaga de Segundo Secretário da Mesa Diretora também foi motivo de novas votações, já que era ocupada pelo vereador Lelo Pagani.  Com onze votos, o vereador Curumim foi o escolhido para ocupar a posição.

 

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.


Publicado em: 02 de abril de 2024

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!