Dois importantes questionamentos foram colocados para apreciação e aprovados durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu. A autoria de ambos é do vereador Izaias Colino [PSDB] que cobrou a reativação do Orçamento Participativo na cidade, bem como a municipalização da fiscalização do trânsito da cidade, em uma parceria com a Polícia Militar e Poder Executivo.
O Orçamento Participativo é um instrumento de empoderamento da sociedade e importante para resolver os anseios mais urgentes da população. Ativo por muitos anos na cidade, foi sinônimo de sucesso com a população, já que muitas demandas desconhecidas pelo Poder Público foram realizadas, uma vez que a população era ouvida diretamente. O pedido do vereador é para que o Poder Executivo reative tal instrumento com as decidas reservas financeiras para sua implantação.
A segunda demanda diz respeito a um problema frequente na cidade que é a falta de militares suficientes para a fiscalização do trânsito no município. O requerimento pede para que sejam promovidos estudos visando a realização de convênio entre a Polícia Militar e Prefeitura Municipal, autorizando o município a realizar a fiscalização de trânsito de forma suplementar a já realizada pela Polícia Militar.
De acordo com o vereador, muitos são os atos de imprudência e desrespeito à sinalização do trânsito, problema que se agrava com a grande quantidade de veículos que trafegam todos os dias na cidade. “Vale destacar que o efetivo da Polícia Militar, em razão do seu tamanho diminuto, não consegue fiscalizar o trânsito de maneira permanente, sendo que seria de grande valia para o município se fosse possível a formalização do convênio, capacitando assim outros profissionais para a referida fiscalização, garantindo uma melhora considerável no problema e liberando o policiamento para o patrulhamento”, justifica Izaias Colino.