A última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu foi o espaço escolhido para que o vereador Carlos Trigo [PDT] encaminhasse duas importantes demandas, sendo uma delas voltada para os deficientes visuais, com a instalação de um semáforo sonoro e outra cobrando a intensificação da fiscalização de veículos estacionados em vagas delimitadas para a parada de ônibus do transporte coletivo. Esse segundo documento apresentado em conjunto com a vereadora Rose Ielo [PDT].
O pedido do semáforo foi encaminhado ao prefeito municipal, Mário Pardini, cobrando para que o mesmo informe sobre a possibilidade de implantar dispositivo com tempo para pedestres e sinal sonoro para deficientes visuais, no semáforo existente no cruzamento da Rua Curuzu com a Rua Visconde do Rio Branco, região central da cidade, proporcionando maior segurança para os pedestres, principalmente pessoas com deficiência visual.
No segundo pedido, o vereador cobra das autoridades de segurança competentes, a fiscalização sobre veículos particulares que param ou estacionam inadequadamente nas vagas de uso exclusivo dos ônibus, destinadas ao embarque e desembarque de usuários de transporte coletivo, nos pontos de parada de ônibus, proporcionando maior segurança à população. De acordo com o vereador, tal prática está se tornando cada vez mais frequente em Botucatu e resulta em problemas tanto para motoristas quanto para passageiros.
Para Carlos Trigo, um problema que precisa de solução. “Além de ser uma das principais causas de atrasos no sistema de transporte coletivo, também acarreta obstrução das vias públicas e riscos aos usuários, haja vista que, quando isso ocorre, os ônibus são obrigados a pararem na rua para o embarque e desembarque de passageiros. A situação se agrava ainda mais quando envolve pessoas com mobilidade reduzida, como exemplo as pessoas com deficiência e idosos”, confirma o vereador.