Botucatu tem sido destaque ano após ano em números relacionados à segurança pública. Frequentemente a cidade é apontada como uma das mais seguras do estado e buscando uma forma de manter os bons índices, o vereador Zé Fernandes [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para solicitar a construção de uma base conjunta de segurança próxima aos novos conjuntos habitacionais do setor sul da cidade.
O documento foi encaminhado ao secretário municipal de Segurança, ao Comandante da Guarda Civil Municipal e à Comandante do 12° Batalhão da Polícia Militar do Interior, solicitando que os três analisem a possibilidade de realizarem estudos visando implantar uma Base Comunitária Conjunta da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal na região sul do município visando garantir a segurança de bairros como: Residencial Cedro, Jardim Santa Mônica, Jardim Aeroporto, Jardim 24 de maio, Conjunto Habitacional “Engenheiro Francisco Blasi, Conjuntos Habitacionais Jardim do Bosque, Maria Luiza, Santa Maria, Lívia, Paratodos, entre outras localidades.
De acordo com o vereador, a necessidade da base conjunta se dá pelo fato de que a região sul do município está em plena expansão com o desenvolvimento dos bairros e a construção de novos conjuntos habitacionais. Por conta de destacada expansão populacional, tal região necessita de diversos benefícios, principalmente os que se referem à segurança. Atualmente o setor sul da cidade é um dos mais populosos e encontra-se a uma distância razoável das três sedes do policiamento [Batalhão da PM, 1ª Companhia da PM e Guarda Civil Municipal].
Para Zé Fernandes, os novos bairros precisam de uma atenção especial. “Seria de extremo benefício que a região sul de Botucatu contasse com uma base comunitária conjunta da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de forma a diminuir a incidência de crimes e garantir a tranquilidade e a segurança das comunidades dos bairros que integram destacada área. Fui procurado por moradores da região solicitando referido benefício, semelhante ao existente na região central da cidade, na praça do Paratodos”, explica.