Preocupado com a baixa adesão de munícipes no programa de coleta seletiva promovido pelo poder público, o vereador Carlos Trigo [PDT] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária para novamente debater uma solicitação pela implantação de um sistema de som nos caminhões que realizam o trabalho nos bairros. A solicitação foi destacada, mas aprovada pela maioria dos legisladores.
O pedido foi direcionado ao prefeito, Mário Pardini e ao secretário do Verde, Márcio Piedade Vieira e pede para que seja determinada a instalação de alto-falantes nos caminhões que realizam a coleta de material reciclável, a fim de que a população dos bairros atendidos possa, através de um sistema de som, ser informada sobre o cronograma da coleta seletiva bem como sobre a passagem dos referidos caminhões, já que, conforme destacado, muitos munícipes alegam desconhecer os itinerários, dias e horários em que os veículos realizam a coleta de material reciclável.
De acordo com o vereador, a coleta seletiva traz diversos benefícios ao município, como redução da extração de recursos naturais, diminuição da poluição, diminuição dos lixos nos aterros sanitários e lixões [prolongando a vida útil dos mesmos], possibilitando, com isso, a reciclagem de materiais. O serviço é organizado pela prefeitura, mas nota-se ainda, que muitos munícipes alegam não saber o dia, a hora e os itinerários em que o caminhão de coleta de materiais recicláveis circula.
Para o vereador, uma medida simples, mas que pode trazer muitos benefícios. “Talvez uma divulgação periódica no próprio caminhão, através de um sistema de alto-falantes, onde o mesmo poderia realizar a divulgação do cronograma da coleta seletiva, bem como anunciar a sua chegada, proporcionando, dessa forma, que os munícipes possam se antecipar à vinda do referido caminhão e com tempo suficiente para deixar seu lixo reciclável no local de coleta, evitando assim, que o material seja deixado com muita antecedência nas vias públicas”, afirma Trigo.