As questões envolvendo as vagas de creches e sua distribuição sempre estiveram na pauta de reivindicações do vereador Zé Fernandes [PSDB] que na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu, cobrou novamente por meio de requerimento, o município com relação à criação de uma Central de Vagas. O documento foi aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
Endereçado ao prefeito, Mário Pardini, o requerimento pede para que o mesmo, juntamente com secretaria competente, informe sobre a possibilidade de implantar uma Central de Vagas para a Educação Infantil, com a finalidade de aprimorar os procedimentos e a gestão de reservas referente ao ingresso de crianças de 0 a 3 anos nas unidades escolares da rede municipal, bem como nas conveniadas com o município. De acordo com o vereador, o Poder Executivo já se comprometeu com o tema, mas não evoluiu na questão.
Zé Fernandes afirma que a Central de Vagas ora sugerida existe em outros municípios e, se implantada em nossa cidade, permitirá o gerenciamento com maior eficiência sobre a disponibilidade das vagas existente na educação infantil. Por meio dela, cada unidade escolar administra sua lista de espera através de cadastro informatizado por vagas, com a possibilidade de ser consultada pelos interessados via internet.
Além desse pedido, o vereador também encaminhou outros requerimentos, sendo um deles solicitando a instalação de um poste e respectivo braço com foco de luz na Rua Soldado José Lazarini, em frente ao número 921, no Jardim Aeroporto; um pedido por serviços de recapeamento asfáltico nas seguintes vias públicas: Rua Joaquim Marins, Rua Ariovaldo Correa Pinto, Rua Francisco José Soares, Rua Antonio Hermelindo Soares, Rua Geraldo Longo, Rua da Amizade, Rua Bons Ares, Rua da Alegria, Rua da Felicidade, Rua da Esperança, Rua da Paz, Rua da Tranquilidade, Rua Maria Perini e Rua Rodolpho Devidé, localizadas nos bairros Vila São Luiz e Recanto Azul; e um pedido para que o município determine que quando da entrega dos novos uniformes da rede municipal de ensino, os pais entreguem as peças antigas.