Notícias

Ouvir a Notícia


Projetos sobre orçamento estão em Comissão da Câmara: saiba o trâmite e como você pode participar

Trâmites do orçamento - PPA e LDO

Imagem de 13b86a3e-b323-479e-a919-4f87bc02063d

Na manhã desta quarta-feira (30/06), a Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara se reuniu de maneira remota com diversos vereadores e o corpo técnico do Legislativo para “bater o martelo” sobre o cronograma da tramitação de dois projetos de lei complementar que falam do orçamento municipal: o PLC 6/2021, que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para 2022-2025, e o PLC 7/2021, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), base para a elaboração da Lei Orçamentária de 2022.

Ambos foram protocolados pelo Poder Executivo no dia 16 de junho na Câmara e já receberam parecer jurídico da Casa. Agora, eles se encontram na Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade. A partir daqui, o trâmite segue assim:

- Os vereadores podem apresentar emendas aos projetos até o dia 21 de julho.

- Será realizada uma audiência pública no dia 19 de julho, segunda-feira, às 18h30, para debater as matérias com a população. A audiência é uma exigência da Lei da Responsabilidade Fiscal.

- Após o recebimento das emendas e do debate com a sociedade por meio da audiência, a Comissão tem até dia 31 de julho para emitir pareceres sobre os projetos. Eles seguem, então, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

- Finalizados os trabalhos de análise, a Câmara tem até o dia 30 de setembro para apreciar e votar o PPA e a LDO em plenário. Esta é a data final em que a Prefeitura pode protocolar a LOA para 2022.

Quem esteve presente: presidente da Comissão, vereador Sargento Laudo (PSDB), relator, vereador Silvio (Republicanos) e membro Marcelo Sleiman (DEM). Também compareceram os vereadores Abelardo (Republicanos), Alessandra Lucchesi (PSDB), Cláudia Gabriel (DEM), Lelo Pagani (PSDB), Rose Ielo (PDT) e o presidente da Câmara, vereador Palhinha (DEM).

 

E você com isso?

O orçamento municipal e as três principais leis que o regem – Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual – podem parecer falar somente de cifras e números. No entanto, todos estes dados numéricos são, na verdade, a base da qualidade dos serviços e da infraestrutura públicas que o cidadão encontra à sua disposição. Afinal, o orçamento nada mais é do que uma especificação de como o Poder Público irá investir o dinheiro arrecadado, respondendo perguntas como qual é a previsão do montante disponível para gastar, quais áreas receberão prioridade, onde estarão os investimentos nos próximos anos, etc.

Enquanto o PPA é elaborado a cada quatro anos e é um instrumento de planejamento de médio prazo, definindo procedimentos, objetivos e metas para um período maior, a LDO é apresentada anualmente para definir as prioridades do governo já para o próximo ano. Ela se baseia no que foi definido no PPA e orienta a elaboração da LOA, também anual.

Como são assuntos que impactam diretamente a vida do cidadão, é prevista uma etapa de debate com a sociedade. Você pode participar com perguntas, dúvidas, questionamentos ou sugestões na audiência pública do dia 19/07. Além disso, ainda é possível entrar em contato com os vereadores, por meio dos contatos disponibilizados no site da Câmara (www.camarabotucatu.sp.gov.br).  


Publicado em: 30 de junho de 2021

Publicado por: Equipe de comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!