Notícias

Ouvir a Notícia


Primeira plenária de dezembro é marcada por pedidos de vista e denominações de próprios públicos

Sessão teve duração total de 2 horas e dez minutos

Imagem de 1733224278579-180

Na noite da última segunda-feira (02/12), a Câmara de Botucatu realizou sua quadragésima segunda sessão ordinária e, em seguida, sua vigésima terceira sessão extraordinária da presente legislatura. Com a ausência apenas da vereadora Cláudia Gabriel (PSD), foram aprovados por unanimidade dos votos quatro dos nove projetos em pauta para a noite.

A plenária ordinária se iniciou com um pedido de supressão da fase do Grande Expediente, feito pelo Presidente da Câmara, vereador Cula (MDB). A solicitação foi aprovada pela maioria dos parlamentares. Apenas o vereador Abelardo (Republicanos) foi contra o pedido.

Em seguida, a mesa dos trabalhos iniciou a leitura das proposituras da semana, na fase do Pequeno Expediente. O vereador Sargento Laudo (PSD) realizou um pedido de destaque ao requerimento N°. 645, o qual solicita, ao Prefeito e ao Secretário de Segurança, realizar estudos para implantar um programa de monitoramento com o intuito de prevenir a violência e combater a criminalidade, principalmente nos espaços e prédios públicos e na segurança escolar, com Diárias de Atividade Complementar (DAC), aos guardas civis municipais, nos moldes do Decreto Regulamentado na cidade de Limeira. Em tribuna, o vereador Abelardo, autor da propositura, justificou seu pedido. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos.

Após aprovação de vinte e três proposituras, a Ordem do Dia da sessão ordinária teve início com um pedido de vista do vereador Abelardo ao PL 115/2024, de iniciativa do Prefeito, o qual estima a receita e fixa as despesas do Município de Botucatu para o ano que vem em R$ 747.499.000,00 (Setecentos e quarenta e sete milhões, quatrocentos e noventa e nove mil reais).

Em seguida, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/2024 e o Projeto de Resolução nº 04/2024, também receberam pedidos de vista do vereador supracitado. As matérias pretendem alterar alguns dispositivos da Lei Orgânica de Botucatu e do Regimento Interno da Câmara, visando atualização dos instrumentos. A principal mudança diz respeito a fixação dos subsídios dos vereadores e Presidente da Câmara, a qual deve ocorrer por meio de RESOLUÇÃO, segundo determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Seguindo com as tradicionais denominações de logradouros e próprios públicos, o PL 132/2024, de iniciativa do vereador Silvio (PSD), denominou de “José Carlos de Barros Neiva” o Aeroporto Municipal de Botucatu. Em tribuna, o vereador-autor do projeto explicou que, após ampla consulta pública, decidiu-se pela mudança do nome do aeroporto, atualmente denominado “Tancredo de Almeida Neves”, para “Aeroporto Municipal José Carlos de Barros Neiva”. Em seguida, Silvio comentou sobre a biografia do homenageado, acentuando sua trajetória profissional na Indústria Aeronáutica Neiva.

E finalizando a plenária ordinária, o PL 139/2024, de iniciativa do Presidente Cula, também recebeu um pedido de vista do vereador Abelardo. A matéria pretende revogar dispositivos da Lei que dispõe sobre a denominação de logradouros e próprios públicos municipais, visando desburocratizar o ato de nomeação, excluindo-se da legislação a necessidade de pesquisas prévias sobre eventuais processos dos homenageados.

Todos os projetos que receberam pedidos de vista na noite devem retornar à discussão na próxima sessão plenária.

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 Já em sessão extraordinária, três matérias concederam um nome a equipamentos públicos da cidade, a partir de projetos de autoria do Prefeito Mário Pardini.

O Projeto de Lei Nº 144/2024 nomeou de “Fernando da Silva Zambonini”, a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Habitacional Arnaldo Leotta de Mello. A justificativa da matéria destacou o caminho profissional do médico homenageado.

Já o PL 145/2024, denominou de “Waldemar Pedro”, a ciclovia que margeia a Avenida Odilon Cassetari. De acordo com o projeto, o homenageado foi um grande amante dos esportes e Campeão Brasileiro de Ciclismo.

E finalizando as denominações da noite, o Projeto de Lei Nº 146/2024 nomeou de “Ida Rosa Pilan Dell’Omo”, o Centro de Educação Infantil localizado no Distrito de Vitoriana. De acordo com a matéria, o local, antes denominado de creche municipal, atende crianças de 4-5 anos. Portanto, precisa deixar de ser uma creche e ser denominado como um Centro de Educação Infantil.

A sessão extraordinária se encerrou com um pedido de vista do vereador Abelardo ao projeto que concede o tradicional abono do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) aos profissionais da educação municipais remunerados por tal fundo (PL 147/2024). A discussão deve retornar ao plenário na próxima sessão.

 

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.

 


Publicado em: 03 de dezembro de 2024

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!