Notícias

Ouvir a Notícia


Primeira plenária de dezembro é marcada por pedidos de vista e denominações de próprios públicos

Sessão teve duração total de 2 horas e dez minutos

Imagem de 1733224278579-180

Na noite da última segunda-feira (02/12), a Câmara de Botucatu realizou sua quadragésima segunda sessão ordinária e, em seguida, sua vigésima terceira sessão extraordinária da presente legislatura. Com a ausência apenas da vereadora Cláudia Gabriel (PSD), foram aprovados por unanimidade dos votos quatro dos nove projetos em pauta para a noite.

A plenária ordinária se iniciou com um pedido de supressão da fase do Grande Expediente, feito pelo Presidente da Câmara, vereador Cula (MDB). A solicitação foi aprovada pela maioria dos parlamentares. Apenas o vereador Abelardo (Republicanos) foi contra o pedido.

Em seguida, a mesa dos trabalhos iniciou a leitura das proposituras da semana, na fase do Pequeno Expediente. O vereador Sargento Laudo (PSD) realizou um pedido de destaque ao requerimento N°. 645, o qual solicita, ao Prefeito e ao Secretário de Segurança, realizar estudos para implantar um programa de monitoramento com o intuito de prevenir a violência e combater a criminalidade, principalmente nos espaços e prédios públicos e na segurança escolar, com Diárias de Atividade Complementar (DAC), aos guardas civis municipais, nos moldes do Decreto Regulamentado na cidade de Limeira. Em tribuna, o vereador Abelardo, autor da propositura, justificou seu pedido. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos votos.

Após aprovação de vinte e três proposituras, a Ordem do Dia da sessão ordinária teve início com um pedido de vista do vereador Abelardo ao PL 115/2024, de iniciativa do Prefeito, o qual estima a receita e fixa as despesas do Município de Botucatu para o ano que vem em R$ 747.499.000,00 (Setecentos e quarenta e sete milhões, quatrocentos e noventa e nove mil reais).

Em seguida, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/2024 e o Projeto de Resolução nº 04/2024, também receberam pedidos de vista do vereador supracitado. As matérias pretendem alterar alguns dispositivos da Lei Orgânica de Botucatu e do Regimento Interno da Câmara, visando atualização dos instrumentos. A principal mudança diz respeito a fixação dos subsídios dos vereadores e Presidente da Câmara, a qual deve ocorrer por meio de RESOLUÇÃO, segundo determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Seguindo com as tradicionais denominações de logradouros e próprios públicos, o PL 132/2024, de iniciativa do vereador Silvio (PSD), denominou de “José Carlos de Barros Neiva” o Aeroporto Municipal de Botucatu. Em tribuna, o vereador-autor do projeto explicou que, após ampla consulta pública, decidiu-se pela mudança do nome do aeroporto, atualmente denominado “Tancredo de Almeida Neves”, para “Aeroporto Municipal José Carlos de Barros Neiva”. Em seguida, Silvio comentou sobre a biografia do homenageado, acentuando sua trajetória profissional na Indústria Aeronáutica Neiva.

E finalizando a plenária ordinária, o PL 139/2024, de iniciativa do Presidente Cula, também recebeu um pedido de vista do vereador Abelardo. A matéria pretende revogar dispositivos da Lei que dispõe sobre a denominação de logradouros e próprios públicos municipais, visando desburocratizar o ato de nomeação, excluindo-se da legislação a necessidade de pesquisas prévias sobre eventuais processos dos homenageados.

Todos os projetos que receberam pedidos de vista na noite devem retornar à discussão na próxima sessão plenária.

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

 Já em sessão extraordinária, três matérias concederam um nome a equipamentos públicos da cidade, a partir de projetos de autoria do Prefeito Mário Pardini.

O Projeto de Lei Nº 144/2024 nomeou de “Fernando da Silva Zambonini”, a Unidade Básica de Saúde do Conjunto Habitacional Arnaldo Leotta de Mello. A justificativa da matéria destacou o caminho profissional do médico homenageado.

Já o PL 145/2024, denominou de “Waldemar Pedro”, a ciclovia que margeia a Avenida Odilon Cassetari. De acordo com o projeto, o homenageado foi um grande amante dos esportes e Campeão Brasileiro de Ciclismo.

E finalizando as denominações da noite, o Projeto de Lei Nº 146/2024 nomeou de “Ida Rosa Pilan Dell’Omo”, o Centro de Educação Infantil localizado no Distrito de Vitoriana. De acordo com a matéria, o local, antes denominado de creche municipal, atende crianças de 4-5 anos. Portanto, precisa deixar de ser uma creche e ser denominado como um Centro de Educação Infantil.

A sessão extraordinária se encerrou com um pedido de vista do vereador Abelardo ao projeto que concede o tradicional abono do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) aos profissionais da educação municipais remunerados por tal fundo (PL 147/2024). A discussão deve retornar ao plenário na próxima sessão.

 

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias estão disponíveis para consulta na íntegra no site da Câmara de Botucatu.

 


Publicado em: 03 de dezembro de 2024

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite desta terça-feira (03/12), a Câmara de Botucatu realizou uma Audiência Pública para debater sobre o Projeto de Lei nº 129/2024, que trata sobre os parâmetros de controle urbanístico na região do Parque Tecnológico. A Zona Institucional -...
Na manhã deste sábado (30/11), a Câmara de Botucatu esteve presente na formatura da turma de 2024 do Tiro de Guerra 02-048, que ocorreu no próprio batalhão da corporação. Os novos atiradores, com idades entre 18 e 19 anos, prestaram o serviço mili...
Na próxima segunda-feira (02/12), a Câmara de Botucatu realiza sessões ordinária e extraordinária para deliberação de matérias de autorias do Prefeito e vereadores da cidade. Em pauta, assuntos que discorrem sobre nomeação prédios e locais público...
Na tarde desta sexta-feira (29/11), o vereador Sargento Laudo (PSD) realizou uma solenidade para entrega do “Título de Cidadão Botucatuense” ao senhor Francisco Marcelino Porfirio. O projeto que concedeu a honraria é de autoria do vereador suprac...
A partir das 19h30 da próxima quinta-feira (05/12), a Câmara de Botucatu realiza uma sessão solene para entrega do “Diploma Mérito Cidadão - Amanda Moraes” a oito botucatuenses que realizam trabalhos voluntários em prol do município. Aprovada em p...
Na noite da última segunda-feira (25/11), os vereadores botucatuenses se reuniram em sessão ordinária e aprovaram por unanimidade dos votos sete projetos de lei de autorias diversas. Após leitura e aprovação das proposituras da semana na fase do...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!