Notícias

Ouvir a Notícia


Preservação do patrimônio histórico e cultural de Botucatu é tema de audiência pública na Câmara

Audiência pública 11/05

Imagem de 33199d5e-1d66-45cc-9e0c-254877dde84d

Depois de uma grande mobilização da sociedade civil, atenção da imprensa e até abaixo-assinado para salvar um dos últimos palacetes da cidade da demolição, a Câmara de Botucatu realizou na última quarta-feira (11/05) uma audiência pública para tratar do tema em alta do momento: preservação do patrimônio histórico e cultural do município. O evento foi presidido pela vereadora Rose Ielo (PDT), primeira signatária do requerimento que motivou a audiência.

“Este tema não é novo, mas foi reavivado pelo interesse e mobilização da sociedade. Esta já é uma noite histórica e a ideia é apresentar a importância de Botucatu preservar a sua história e ouvir a população sobre o assunto. Depois, de maneira organizada, passar a atuar em cima das demandas mais urgentes”, fala a vereadora Rose Ielo.

A noite começou com a leitura de um texto do arquiteto João Piza, que não pôde comparecer. O texto resgatou a história da luta pela preservação e tombamento de prédios históricos da cidade, assim como a manutenção das edificações antigas. Ele também pontuou alguns possíveis caminhos para lidar com a questão. Em seguida, foi a vez dos três arquitetos e urbanistas expositores fazerem suas palestras.

Ludmila Tidei de Lima, de maneira remota, abordou o patrimônio histórico como parte da identidade coletiva e das tradições do local onde se encontra, sua relação com a memória e a cultura de um povo e a importância de se conhecer estas obras e monumentos (entre outros tipos de patrimônios) para poder, enfim, preservá-los. Ela também falou de legislações que trouxeram definições para o tema e especificamente do patrimônio ferroviário, que tem bastante a ver com a realidade da região.

Depois, Ricardo Dal’Bó trouxe sua experiência no trabalho de preservação de edifícios históricos na cidade de Jaú por meio de legislações e da atuação de conselhos e câmaras técnicas, sociedade civil e poder público. Por fim, Pedro Paulo Pacheco, que encabeçou o abaixo-assinado e o grupo de arquitetos que atuou pela preservação do palacete localizado na Avenida Floriano Peixoto, apresentou diversas edificações e espaços históricos de Botucatu. Ele passou pelas construções já tombadas pelo estado de São Paulo (Escola Dr. Cardoso de Almeida, Fazenda Lageado e Fórum de Botucatu, hoje Pinacoteca), os que ainda estão em análise (Fazenda do Conde de Serra Negra, Capela de Ana Rosa e Igreja de Rubião Júnior), algumas que não existem mais e outras que merecem urgentemente receber atenção e ser preservadas.

Após quase duas horas de palestras, o final da audiência se prolongou para receber e responder perguntas do público. Feitas em sua maioria por arquitetos e urbanistas ou estudantes de arquitetura, os questionamentos foram direcionados ao poder público e, em geral, gostariam de saber quais as medidas concretas que serão tomadas para proteger o patrimônio histórico e cultural de Botucatu.

“Agora é importante manter a participação organizada da sociedade civil e antes de tudo lutar pela efetivação do conselho municipal de patrimônio histórico e cultural. A Câmara, entendendo esse clamor das pessoas, já também se atentou à urgência do tema e estamos aqui debatendo e continuaremos estudando e ouvindo os interessados”, finaliza a vereadora Rose Ielo.  

Além dos expositores e da vereadora Rose Ielo, também compuseram a mesa de trabalhos o Secretário Municipal do Verde, Fillipe Martins, e o vereador Silvio (Republicanos), que secretariou o encontro.


Publicado em: 12 de maio de 2022

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!