As questões envolvendo os animais de rua são sempre polêmicas, mas foi consenso entre os legisladores que aprovaram por unanimidade, um requerimento apresentado pela segunda secretária da Câmara Municipal, vereadora Alessandra Lucchesi [PSDB], que solicita uma ação do Poder Executivo no sentindo de criar um plantão de funcionamento nas dependências do Canil Municipal.
O requerimento apresentado pela vereadora é destinado ao prefeito municipal, Mário Pardini e pede em sua ementa, para que o chefe do Poder Executivo informe à Câmara sobre a real possibilidade de implantação de um plantão de atendimento noturno no Canil Municipal, atendendo o anseio da população botucatuense. Atualmente a unidade funciona em uma área localizada no mesmo terreno da Garagem Municipal, Viveiro Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura.
De acordo com o documento, há certo tempo o Canil Municipal desenvolve diversas atividades, desde o recolhimento dos animais perdidos ou abandonados, passando pelo tratamento médico e destinação dos mesmos. A vereadora destaca ser de extrema importância que a população tenha fácil acesso aos trabalhos oferecidos pela unidade, dessa forma poderia haver um plantão noturno para a continuidade dos trabalhos nesse período.
Além dessa semana, Alessandra Lucchesi cobra em outros requerimentos: quais ações estão sendo desenvolvidas pelo município referentes ao "fevereiro roxo", que conscientiza a população sobre doenças como lúpus, fibromialgia e Alzheimer; e ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que informe sobre a possibilidade de realizar estudos para implantar mais Cartórios de Registros de Imóveis no município de Botucatu.