Ouvir a Notícia
A Câmara de Botucatu aprovou com votação unânime os dois projetos em pauta na Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira, 13/03. As matérias, de iniciativa de vereadores da Casa, tratavam de instituição de campanha municipal de prevenção ao capacitismo e de concessão de “Título de Cidadão Botucatuense”.
Os trabalhos começaram às 19h e transcorreram com tranquilidade pelo pequeno e grande expedientes, com a leitura de proposituras e o pronunciamento livre dos vereadores, até chegar à discussão e votação dos projetos.
De iniciativa do vereador Silvio (Republicanos), o PL nº 5/2023, com emenda, instituiu no município a Campanha de Prevenção ao Capacitismo, a ser realizada anualmente na terceira semana do mês de setembro, envolvendo o dia 21/09, celebrado como "Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência".
Na discussão da matéria o vereador Silvio explicou que o capacitismo pode ser resumido como um conjunto de atitudes preconceituosas que discriminam, subestimam e/ou desvalorizam a capacidade de pessoas com deficiências apenas pela sua aparência ou sua capacidade corporal ou intelectual.
Segundo ele, existe na sociedade uma ideia de que a pessoa ‘normal’ é capaz de fazer tudo e que quem tem alguma deficiência não o é. “No dia a dia inúmeras situações de discriminação acontecem e nossa proposta é que, com uma campanha dirigida, possamos começar a mudar esse cenário. Esse foi um projeto partilhado com muitas pessoas e entidades que cuidam e entendem do tema PCD’s. Precisamos mudar a representação de que deficiência é algo negativo. A sociedade justa que nós queremos tem que ser anticapacitista”, argumentou.
A segunda aprovação da noite foi o Decreto Legislativo nº 1/2023. Nele o vereador Cula (PSDB) propôs conceder o “Título de Cidadão Botucatuense” ao reverendo Clayton Leal da Silva. Na fase de discussão do projeto foi lida a extensa biografia que justifica a homenagem. Natural da cidade de Presépio de Machado, no Sul de Minas Gerais, o reverendo Clayton chegou a Botucatu em 1996 para passar um ano, mas aqui se estabeleceu e permanece até os dias de hoje como pastor titular da Igreja Presbiteriana Independente de Botucatu, onde exerce o ministério com grande liderança e saudável relacionamento ecumênico, além de atuar como conselheiro em outras frentes, como no Conselho de Ética da Faculdade de Medicina de Botucatu, no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo e nos conselhos municipais de Defesa da Criança e do Adolescente e de Assistência Social.
“O Reverendo Clayton é um homem abençoado, de Deus, que só faz o bem e eu quero agradecer por poder contemplá-lo com essa homenagem e pedir a meus colegas que votem favorável a esta iniciativa”, destacou o vereador Cula.
Publicado em: 14 de março de 2023
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara