Notícias

Ouvir a Notícia


Parecer do Tribunal de Contas, Aluguel Social, Conselho Rural e homenagens são aprovados na sessão plenária de 4/4

Sessão ordinária 04/04

Imagem de 6bf7b491-f89f-44b4-8c32-360166d1aa15

A primeira sessão ordinária do mês de abril na Câmara de Botucatu, realizada na segunda-feira (04/04), contava com cinco matérias em pauta. Ao final, todas foram aprovadas. Estes foram os resultados:

O parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo com manifestação favorável à aprovação das contas da Prefeitura relativas ao exercício de 2019 estreou os debates. É responsabilidade do TCE-SP fiscalizar a aplicação dos recursos públicos por parte dos governantes, cabendo também a ele julgar a legalidade destas contas.

Em tribuna, a vereadora Rose Ielo (PDT) explicou como funciona a fiscalização do TCE e as diferenças entre o parecer técnico (que foi desfavorável às contas, segundo ela) e o parecer dos conselheiros, que seria mais “político”. Listando algumas irregularidades apontadas pelo primeiro parecer, ela declarou, por causa disso, que “meu voto é obviamente contra”.

Em seguida, os vereadores Lelo Pagani (PSDB) e Silvio (Republicanos) defenderam a manifestação favorável. O vereador Lelo disse que os governos sempre têm embates com o TCE, resgatando que as contas municipais rotineiramente caem em interpretações divergentes dos conselheiros. Explicando as características “técnicas e políticas do tribunal”, ele continuou defendendo a lisura das contas em apreciação e a coerência nos votos dos demais vereadores. Já o vereador Silvio leu as considerações técnicas apresentadas pela Comissão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara.

Em votação, o parecer foi aprovado por 9 votos a 1, com o voto contrário da vereadora Rose Ielo.

Depois, um segundo projeto não recebeu votação unânime. De volta ao plenário após um pedido de vista na semana passada, o PL 1/2022, do Prefeito, que altera os artigos 2º, 4º, 5º e 6º da lei que dispõe sobre a reestruturação do Programa Aluguel Social, foi aprovado por 8 votos a 2, com votos contrários dos vereadores Rose Ielo e Abelardo (Republicanos).

Em sua fala, a vereadora Rose afirmou só concordar com a mudança no artigo sexto da lei. Como já dito na semana passada, ela é contra os outros artigos pois retiram a atuação da assistência social e o caráter social do programa. Ela chegou a solicitar que o artigo sexto fosse votado em separado, mas o pedido foi negado pelo plenário.

Aprovações unânimes

As demais matérias da pauta foram aprovadas por unanimidade. Sem debate, o PL 5/2022, de iniciativa do Prefeito, regulamentou a composição, as competências e o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. Mensagem e emenda ao projeto também foram aprovadas. Depois, foi a vez da aprovação de algumas homenagens.

De autoria da vereadora Erika da Liga do Bem (Republicanos), o projeto de decreto legislativo 6/2022 concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Marcello Laneza Felicio, que tem como destaque em sua carreira médica inúmeras cirurgias cardíacas e de transplante de coração. Já o projeto de decreto legislativo 5/2022 concedeu a Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança. A entrega da honraria deve ser feita em sessão solene ainda no final deste mês. 

No Pequeno Expediente, também foram aprovados de forma unânime 20 requerimentos e seis moções e encaminhadas cinco indicações.

 

Explicação pessoal. No final da sessão, a vereadora Rose Ielo ainda subiu à tribuna por cinco minutos para exercer seu direito de explicação pessoal. Ela rebateu uma fala do vereador Lelo Pagani sobre atos em governos municipais passados, feita durante a discussão do parecer do Tribunas de Contas do Estado de São Paulo.


Publicado em: 05 de abril de 2022

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!