Notícias

Ouvir a Notícia


Padre Delair irá receber Título de "Cidadão Botucatuense"

Padre Delair irá receber Título de "Cidadão Botucatuense"

Imagem de Padre Delair irá receber Título de "Cidadão Botucatuense"

 


Na próxima sexta-feira, dia 19, no salão Padre Pisani, no Colégio Santa Marcelina, acontecerá sessão solene de entrega do Título de “Cidadão Botucatuense” ao Padre Delair Sebastião Cuerva.

A homenagem foi outorgada mediante projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Fernando Carmoni que considerou os relevantes serviços prestados pelo Padre Delair no município de Botucatu.

A sessão solene terá início às 19h30 e o Colégio Santa Marcelina fica na Rua Dr. Costa Leite, 548, centro.

Mais informações através do telefone: 3882-0636 ou pelo site: www.camarabotucatu.com.br.

 

TRAJETÓRIA

 

No dia 20 de janeiro de 1964, nascia no interior paulista, na cidade de Álvares Florence, Delair Cuerva que, aos cinco anos, vai com a família para a capital São Paulo, em busca de oportunidades.

Foi no Parque São Lucas, Zona Leste, que o pequeno fez a catequese e recebeu pela primeira vez a Eucaristia, na Paróquia Santa Bernadete, na época com apenas 8 anos. "Aos 25 de dezembro [1972] recebi Jesus pela primeira vez e isso mexeu com meu coração".

Foi na Vila Industrial, na Capela São Pedro que deu seu primeiro passo para a vocação, tornando-se coroinha. Lá colaborou com Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Jacir Braido, na época Pe. Jacir.

Desde cedo sentiu no coração o chamado para ser padre. Entrou no seminário em 1978, a convite de um alegre padre [Pe. Emidio]. Estudou então a oitava série em Jundiaí [interior de SP] e o Ensino Médio em Curitiba - PR.

Teve também a oportunidade de conhecer Dom Claúdio Hummes, pois trabalhou na Paróquia de Santa Maria Goretti durante seis meses.

Em 1982 retornou para sua cidade natal, trabalhou na Paróquia São João Batista. Um ano depois iniciou a filosofia no Mosteiro São Bento, em São Paulo capital. E em 1985 ingressou na Teologia.

E foi das mãos de Dom José Newton de Almeida Baptista, na época Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil [responsável pelos padres dos quartéis militares] que se tornou diácono na Igreja da Consolação, capital paulista. E em 10 de junho de 1989, deitou-se novamente no chão frio, na mesma Igreja, para então tornar-se sacerdote, momento que afirma ter sido o mais feliz de sua vida.

Foi enviado para a Base Aérea de Santos onde foi capelão Civil na Base Aérea. E na Arquidiocese de Botucatu [SP], começou a atuar em rádios e escrever para alguns jornais, na época na Paróquia de Santa Terezinha.

Atuou ainda em diversas paróquias do estado paulista. E por quase quatro anos esteve na Paróquia São Pedro Fourier, na diocese de Campo Limpo, onde começou um trabalho na Rádio América de São Paulo, onde atua ainda hoje.

A convite de Pe. Eduardo Doughert foi para Valinhos, interior de São Paulo, trabalhar na TV século 21 . Fundou a Associação Sagrada Família [ASFA] para cuidar de irmãos que sofrem do câncer, AIDS e idosos. E também a Fraternidade Missionária da Divina Providência que conta com o apoio de Dom Aloysio [ in memorian] e Dom Mauricio [Botucatu], Dom Irineu, Bispo de Lins-SP, onde é incardinado e, verbalmente, de Dom Werner [Governador Valadares, MG]; fraternidade que quer formar padres e consagrados, bem como consagradas para atuarem onde a ASFA estiver atuando.

Um dos sacerdotes mais carismáticos e queridos de Botucatu Padre Delair Sebastião Cuerva. É perseverante e abnegado. No apogeu dos seus 47 anos ele está à frente de um arrojado projeto que tem entre suas finalidades, abrigar pessoas idosas com doenças como câncer e AIDS, através da Associação Sagrada Família [ASFA], que como o próprio padre Delair define, é uma organização não governamental sem fins lucrativos composta por cristãos leigos, que visa acolher pessoas portadoras do vírus HIV e idosas que, por motivos diversos, perderam o vínculo com sua família.

O projeto consiste em casa de apoio às pessoas fragilizadas que precisam de tratamento médico ou até mesmo moradia fixa para os que já não possuem mais família. Esse projeto foi iniciado e com a ajuda de parceiros e com fé em Deus,

A ASFA até os dias de hoje já adquiriu uma área com 2.500 metros, contendo uma casa de 100 metros que está passando por reformas e reestruturações. “Ao término desta primeira reforma temos como a construção da Capela e das Unidades de Moradia, para dar suporte material, social, emocional, religioso, além de demonstrar nosso amor e o sentido de viver em família”, frisa o Padre Delair Cuerva.


Publicado em: 15 de abril de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara de Botucatu realizou, na noite da última segunda-feira (28/04), a 13ª Sessão Ordinária da atual legislatura. Na pauta, cinco projetos foram analisados e todos aprovados por unanimidade pelos onze vereadores presentes. Confira os principa...
Na noite desta sexta-feira (25/04), a Câmara Municipal de Botucatu realizou uma Sessão Solene para entregar a “Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança” a vinte e dois homenageados. A honraria é entregue anualmente a membros das forças de s...
Na próxima segunda-feira, 28/04, a Câmara Municipal de Botucatu realiza a última Sessão Ordinária de abril, e contará com cinco projetos na Ordem do Dia. O primeiro Projeto, da Prefeitura, altera a Lei sobre Inspeção Sanitária e Industrial dos Pr...
Na noite desta terça-feira, 22 de abril, a Câmara Municipal de Botucatu promoveu uma sessão ordinária seguida de uma sessão extraordinária. Ao todo, foram aprovados seis projetos de grande relevância para o funcionamento da Casa de Leis botucatuen...
Na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 19h30, a Câmara Municipal de Botucatu realiza uma sessão solene para a entrega da Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança. A honraria será concedida a 23 membros das forças de segurança do município,...
Devido ao feriado, a plenária da próxima semana será na terça-feira, dia 22 de abril, e contará com seis projetos em pauta e Tribuna Livre. A décima segunda sessão ordinária dessa Legislatura terá dois projetos na pauta, ambos, de autoria da Mesa...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!