Josey quer agregar Orquestra de Cordas Prof. Aécio de Souza Salvador a projetos sociais
Josey quer agregar Orquestra de Cordas Prof. Aécio de Souza Salvador a projetos sociais
Foi aprovado, na última sessão da Câmara Municipal, um requerimento de autoria do vereador Josey [PR], que solicita ao Poder Executivo, a possibilidade de incorporar a “Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador” [OCASS], como um instrumento de cultura do município.
O vereador explica a importância de sua solicitação. “A Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador [OCASS] encontra-se em plena atividade em Botucatu, exercitando seu principal objetivo que é o aprimoramento da educação musical dos seus participantes sendo que os trabalhos desenvolvidos pela OCASS e suas apresentações contribuem sobremaneira na difusão da educação musical em nossa cidade. A orquestra irá completar 3 anos de existência no dia 28 de julho deste ano, tendo registrado mais de trinta apresentações públicas e a mesma conta atualmente com vinte integrantes, todos botucatuenses e estudantes do Conservatório de Música de Tatuí, os quais, sob a regência do Maestro Guilherme de Moraes Corrêa, executam a música através do Violino, Viola, Violoncelo e Contra Baixo. O propósito da OCASS é montar uma escola de música visando beneficiar a comunidade em geral, sem limitar a idade de seus alunos, mas a orquestra não conta com ajuda financeira, sendo os instrumentos de propriedade dos músicos. Compete ao Poder Público, além de garantir o exercício dos direitos culturais, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais e como já houve manifestação favorável por parte do Poder Executivo a respeito de apoiar os trabalhos da OCASS, peço que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, incorporar a orquestra como um instrumento de cultura de Botucatu”, destaca Josey.
A Orquestra de Cordas Aécio de Souza Salvador [OCASS] foi fundada em Botucatu pelo maestro Guilherme de Moraes Corrêa em 2010.
Ao se estruturar como uma orquestra de cordas, o grupo escolheu como patrono o professor Aécio de Souza Salvador, que desenvolveu várias ações em prol da música no Município. A Orquestra de Cordas “Aécio de Souza Salvador” [OCASS] realiza concertos levando a música clássica a diversos lugares, entidades e eventos. Atualmente, conta com 21 músicos, sendo 12 violinistas, 4 violistas, 3 violoncelistas, dois contrabaixistas.