Notícias

Ouvir a Notícia


Em sessão ordinária, Câmara aprova oito projetos de autoria dos vereadores da Casa

Sessão Ordinária de 25/03/2024

Imagem de 5660df91-97dd-4e76-950a-02bd7f3c3341

Na sessão ordinária da última segunda-feira (25/03), os parlamentares botucatuenses aprovaram por unanimidade dos votos oito projetos de autorias legislativas.

A primeira matéria discutida instituiu em Botucatu a campanha “Março Amarelo”, mês de conscientização e educação sobre a Endometriose, a ser realizada anualmente e dedicada à elaboração de ações educativas de conscientização, divulgação e tratamento (PL 08/2024). Em tribuna, o vereador Lelo Pagani (PSDB), autor da matéria, explicou que a campanha integrará o Calendário Oficial do município e tem como objetivo principal dar maior visibilidade à essa doença, tão comum em mulheres jovens. De acordo com o parlamentar, diagnosticar precocemente a doença significa uma chance maior de um controle eficaz da doença e de preservação da fertilidade, evitando futuras complicações. Daí a necessidade de uma ampla campanha.

Em seguida, a inserção de outra campanha de conscientização no Calendário Oficial do Município também foi aprovada. O PL 09/2024, de autoria do vereador supracitado, estabeleceu a campanha “Janeiro Branco”, mês de conscientização à saúde mental, a ser realizada anualmente e dedicada a ações preventivas visando a difusão da saúde mental. Conforme explicou Lelo Pagani, as ações a serem desenvolvidas devem estimular a adesão de toda a sociedade no compromisso de discussão a respeito desta temática.

O terceiro projeto aprovado na noite instituiu em Botucatu o “Dia do Mecânico Automotivo” (PL 19/2024). Em tribuna, o vereador Pedroso (União), autor da matéria, explicou que tal dia será comemorado anualmente em 20 de dezembro e integrará o Calendário Oficial do Município. Ademais, acentuou a importância e o valor da profissão.

Também de autoria do vereador Pedroso, o PL 25/2024 concedeu às mulheres o direito de serem acompanhadas por pessoa maior de idade durante todo o período do atendimento em unidades de saúde, públicas ou privadas, no município de Botucatu. Conforme salientou o parlamentar, a matéria visa ofertar maior segurança às pacientes, de forma a coibir eventuais práticas de violência, abuso ou importunação sexual durante consultas médicas, procedimentos clínicos e/ou exames em geral.

O PL 26/2024, de autoria do vereador Lelo Pagani, declarou de utilidade pública a Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Conforme explicou o vereador-autor, a Associação é uma organização civil de direito privado, sem fins econômicos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento, a difusão e a pesquisa da agricultura biodinâmica, além de colaborar e promover a preservação ambiental e a agrodiversidade dos sistemas produtivos, bem como contribuir para a garantia do patrimônio genético de espécies vegetais para as futuras gerações. Por tanto, corrobora com as normas estabelecidas para a declaração de utilidade pública. Vale lembrar que tal declaração funciona como um selo de credibilidade a entidades do terceiro setor e as habilita para pleitear verbas públicas municipais.

A sessão ordinária se encerrou com a aprovação de três homenagens. O PDL 02/2024, de iniciativa do vereador Abelardo (Republicanos), concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Wilson Roberto Negrão de Almeida Barros. Em tribuna, o vereador-autor comentou sobre a biografia do homenageado, exaltando sua atuação na segurança pública de Botucatu. Já o PDL 03/2024, de autoria do vereador Lelo Pagani, denominou de “João Carlos Figueiroa" a sala destinada ao armazenamento do acervo documental da Câmara de Botucatu. Em tribuna, o parlamentar comentou sobre a trajetória do homenageado como grande historiador e fã da cidade. E por fim, o PLD 04/2024, de autoria da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), concedeu o Título de Cidadão Botucatuense ao Doutor Caio César Benetti Filho. Em tribuna, a vereadora-autora comentou sobre a biografia do homenageado, com foco em sua atuação como médico e professor.

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.


Publicado em: 26 de março de 2024

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!