Notícias

Ouvir a Notícia


Em sessão dupla, Câmara aprova alteração orçamentária para manutenção do parque de iluminação pública de Botucatu

Sessão Ordinária e Extraordinária - 14/08

Imagem de 04d85fec-0b91-43b3-8c18-35c114372c64

Na noite da última segunda-feira (14/08), a Câmara de Botucatu contou com sessão plenária para a discussão e votação de três projetos, tanto de autorias do executivo, como do legislativo botucatuense.

Em sessão ordinária, a primeira discussão da noite tratou de Projeto de Lei de autoria do Prefeito (PL 17/23), que versa sobre as diretrizes orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária de 2024.

Em tribuna, o vereador Silvio (Republicanos), explicou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2024 em Botucatu é elaborada a partir da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a principal ferramenta de gestão pública, que demonstra quanto o Poder Executivo espera arrecadar e como pretende usar os recursos públicos em cada área, assim como metas e prioridades à administração municipal.

Segundo dados apresentados, a cidade de Botucatu terá um aumento de 23,6% no valor da arrecadação para 2024, se comparado com o valor correspondente a este ano.

Ainda na mesma discussão, a vereadora Rose Ielo (PDT) questionou se o valor gasto com a contratação dos novos guardas-civis municipais (conforme já anunciado pelo Poder Executivo) está previsto nas diretrizes orçamentárias do próximo ano. Diante disso, pediu adiamento da discussão por uma semana, visando verificar se tal gasto está especificado nas diretrizes. Porém, teve seu pedido negado pela maioria dos votos, o que a fez pedir vista do projeto, que agora deve retornar para discussão na próxima sessão.

A segunda e última matéria da sessão ordinária tratou da instituição do “Prêmio Destaque Educacional – Medalha Professora Lydia Salvatore Schincariol” a alunos, professores e escolas da rede pública de ensino, fruto de Projeto de Decreto Legislativo nº 11/2023, de autoria do vereador Silvio.

Questionando se a premiação contemplará também diretores e coordenadores escolares, o vereador Sargento Laudo (PSDB) pediu vistas ao projeto, que deve retornar à discussão na próxima sessão plenária.

Já em sessão extraordinária, foi aprovado por unanimidade dos votos o Projeto de Lei Complementar nº 19/2023, de iniciativa do Prefeito, que alterou o Plano Plurianual (PPA - 2022/2025) para subsidiar a manutenção do parque de iluminação pública de Botucatu, efetuando a expansão e manutenção da rede de iluminação pública com o objetivo de melhorar a segurança da cidade.

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.


Publicado em: 15 de agosto de 2023

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!