Notícias

Ouvir a Notícia


Em noite agitada, votações resultam em dois projetos aprovados, um retirado e um pedido de vista

Sessão de 9 de maio

Imagem de 3a007529-f56e-4bb5-ae7f-599d03e40a1b

Debate, aprovação, pedido de vista, retirada de projeto, explicação pessoal... teve um pouco de tudo na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 09/05, na Câmara de Botucatu.

A pauta ambiental foi a tônica da noite. Responsável por trazer à sede do Legislativo grande público, o PL 03/2022 – que estava voltando ao plenário após pedido de vista na sessão de 02/05, marcou presença no Pequeno e no Grande expedientes e foi o centro das discussões da Ordem do Dia. Em alguns momentos, a mobilização popular e os embates em torno do projeto que regulamenta a ocupação do solo na Macrozona de Atenção Hídrica do município acirraram os ânimos e o público, que protestava com cartazes, chegou a se manifestar mais intensamente e precisou ser advertido pela presidência para que os trabalhos pudessem transcorrer conforme estabelece o Regimento Interno da Casa.

Já na Ordem do Dia, ao final da fase de discussão, o projeto acabou sendo aprovado com oito votos. Alessandra Lucchesi (PSDB), Cula (PSDB), Cláudia Gabriel (União), Erika da Liga do Bem (Republicanos), Marcelo Sleiman (União), Sargento Laudo (PSDB), Lelo Pagani (PSDB) e Silvio (Republicanos) votaram a favor. O vereador Abelardo (Republicanos) votou contrário à matéria e a vereadora Rose Ielo (PDT) acabou não registrando seu voto. Em relação à Mensagem do PL 03/2022, os mesmos oito vereadores votaram a favor e Abelardo e Rose Ielo foram contrários.

Os outros três projetos em pauta tiveram os seguintes encaminhamentos:

. PL 09/2022, de iniciativa do prefeito, que trata de Zonas Especiais de Proteção Ambiental e de Desenvolvimento Ecológico Econômico – Urbana. Após discussão recebeu pedido de vistas da vereadora Rose Ielo (PDT) e voltará à pauta na próxima sessão.

. PL 23/2022, de iniciativa do prefeito, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"- UNESP, objetivando a mútua colaboração na execução de ações no âmbito da Secretaria Municipal do Verde nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão universitária. Aprovado por unanimidade após discussão.

. PL 15/2022, de iniciativa do vereador Palhinha, institui o Cadastro Municipal de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco no município de Botucatu. Pedido de retirada do vereador autor aprovado por unanimidade.

Antes do encerramento dos trabalhos plenários a vereadora Rose Ielo ainda usou o tempo regimental previsto para a fase de Explicação Pessoal.

 

Expedientes

Parte inicial dos trabalhos plenários semanais, o Pequeno Expediente de 09/05 começou com um minuto de silêncio pelas vítimas homenageadas em três votos de pesar, entre elas a avó do presidente do Legislativo, a senhora Elza Garcia Vieira. Os vereadores ainda aprovaram 28 requerimentos e duas moções e encaminharam cinco indicações aos responsáveis para providências. O requerimento n° 285, de autoria da vereadora Rose Ielo, recebeu pedido de destaque e será discutido na próxima sessão.

No Grande Expediente, se pronunciaram sobre temas livres os vereadores Alessandra Lucchesi, Marcelo Sleiman, Erika da Liga do Bem, Sargento Laudo, Palhinha (União) e Rose Ielo.


Publicado em: 10 de maio de 2022

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!