Ouvir a Notícia
“Acidentes não são coisas do destino. Eles podem ser evitados”. Este é o lema do Projeto Crescer Seguro, implantado em Botucatu em 2009 e que funciona na CEI Rafaela Cristina Francisco Benato, no Jardim 24 de Maio. E foi lá que os vereadores Cula (PSDB), Marcelo Sleiman (União), Lelo Pagani (PSDB), Palhinha (União), Pedroso (União) e Sargento Laudo (PSDB) passaram a manhã desta segunda-feira, 27/03.
A visita foi conduzida pela idealizadora do Projeto e presidente da Associação Creare, dra. Maria Auxiliadora Macedo Gabarra, que falou sobre como surgiu a iniciativa, avanços, resultados e necessidades atuais.
Hoje, o Crescer Seguro recebe cerca de 1.300 crianças por mês, de 20 escolas municipais. A cada mês é trabalhado um tema em aulas teóricas, de campo e atividades práticas. Quedas, picadas de animais peçonhentos, queimaduras, sufocamento, afogamento e acidentes de trânsito são alguns dos assuntos tratados. “Nosso foco é a prevenção de acidentes e para que as crianças se envolvam e participem trabalhamos com teatro, bonecos, músicas, livro”, explica Maria Auxiliadora, destacando que essa metodologia garante maior assimilação dos conteúdos e torna as crianças multiplicadores da mensagem.
Segundo a especialista, acidentes domésticos são a principal causa de morte de crianças entre 1 e 6 anos e dados do Ministério da saúde indicam que cerca de 5 mil crianças morrem e 100 mil ficam hospitalizadas anualmente no Brasil em função de acidentes. “Esses números podem ser bastante reduzidos com cuidados simples, com informação”, salienta.
Para o desenvolvimento das atividades, o Projeto conta com coordenadora, monitoras, estagiárias e parcerias com as secretarias de Educação, Saúde, Cultura, Assistência Social, Associação Paulista de Medicina e Guarda Civil Municipal. Bombeiros, Semutran e Cevap também colaboram com as aulas de campo. Para garantir melhores resultados, professores e pais também são atendidos, participando, no período noturno, de atividades com o mesmo tema trabalhado com as crianças de até 6 anos de idade, além de orientações sobre primeiros socorros em caso de acidentes.
Aproveitando a visita dos vereadores, a coordenação expôs as maiores necessidades do Projeto: um terreno para a construção da sede e a inclusão, no calendário escolar, de uma Semana de Prevenção de Acidentes. “Nós já conhecíamos o Crescer Seguro, é uma iniciativa muito importante, que merece todo apoio. A Câmara vai trabalhar para que consigam estas e outras conquistas, como um ônibus com motorista para transporte dos alunos e mais recursos humanos para desenvolver as atividades”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Cula.
Publicado em: 27 de março de 2023
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara