Ouvir a Notícia
A Comissão de Saúde da Câmara de Botucatu realizou, na última quarta-feira (03/12), uma reunião para debater a situação da Atenção Primária à Saúde (APS) no município. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Organização Social de Saúde Pirangi, além dos vereadores Lelo Pagani (PSDB), presidente da comissão, Erika da Liga do Bem (PSD), Thiago Padovan (PSD) e Welinton Japa (MDB).
APS: porta de entrada do sistema
Os participantes retomaram o conceito de Atenção Primária à Saúde, definida como o nível inicial do atendimento e responsável por um conjunto de ações individuais, familiares e coletivas. A APS envolve prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, sendo considerada a principal porta de entrada do cidadão no SUS.
Hoje, Botucatu conta com 23 Unidades Básicas de Saúde, incluindo UBS e USFs como a USF Santa Maria, UBS Cohab 1 e USF Jardim Aeroporto, que atendem a região Sul do município.
Principais temas abordados:
Durante a reunião, foram discutidos diversos pontos importantes para o fortalecimento da rede, como:
Transparência e acompanhamento
A reunião foi transmitida ao vivo e está disponível, na íntegra, nas páginas oficiais da Câmara Municipal de Botucatu no Facebook e no YouTube, permitindo que a população acompanhe as discussões e participe ativamente do debate sobre a saúde pública no município.
Publicado em: 04 de dezembro de 2025
Publicado por: Vinicius Falcão
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara