Notícias

Ouvir a Notícia


Câmara aprova sete projetos na última sessão plenária de novembro

Sessões ordinária e extraordinária 27/11

Imagem de 3a55deea-4c3b-4ae6-9472-efa8dc558651

Na noite da última segunda-feira (27/11), a Câmara de Botucatu contou com sessões ordinária e extraordinária para a deliberação de sete matérias de autorias diversas.

Em sessão ordinária, o primeiro projeto aprovado foi de autoria do Executivo Municipal, e dispôs sobre o Licenciamento Turístico Ambiental das atividades e eventos de “Off Road” no Município de Botucatu/SP (PL 109/2023). A justificativa da matéria ressalta que a regulamentação da atividade é uma imposição judicial. A cidade de Botucatu foi condenada a regulamentar a atividade off road, cumprindo diretrizes, até 30/11/2023, sob pena de multa semanal. O termo “off road” diz respeito a atividades desportivas variadas realizadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou infraestrutura urbana.

Entre as diretrizes obrigatórias contidas na legislação estão: proibição da prática em Área de Preservação Permanente e Áreas de Uso Restrito; observância do diagnóstico do Plano de Manejo APA Corumbataí, Botucatu e Tejupá e os respectivos mapas; e observância das leis municipais pertinentes à temática.

Após pedido de inversão de pauta, foi aprovada por unanimidade dos votos a concessão do Título de Cidadão Botucatuense Emérito ao Senhor Claudenir Celestino de Jesus. Fruto de Projeto de Decreto Legislativo (PDL 24/2023), de autoria da vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB), a justificativa da matéria acentua os feitos do homenageado em relação à segurança pública em Botucatu, além dos campeonatos nacionais e internacionais de natação e travessias aquáticas que participou.

Em seguida, o PL 136/2023, de autoria do vereador Palhinha (União), declarou de Utilidade Pública a Associação de Serviços Sociais em Defesa da Vida – Renascer. Conforme explicou o vereador-autor da matéria, a Associação faz um trabalho exemplar na cidade, auxiliando no combate da violência doméstica contra mulheres; desenvolvimento de trabalho no acolhimento e proteção integral de crianças, adolescentes e idosos vítimas de abandono, negligência, violência e abusos. Por tanto, corrobora com as normas estabelecidas para a declaração de utilidade pública.

Por iniciativa dos vereadores Alessandra Lucchesi, Marcelo Sleiman (União), Lelo Pagani (PSDB) e Palhinha, o Projeto de Lei 129/2023 instituiu em Botucatu o uso do Cordão de Girassol e a Carteira de Identificação de pessoas com deficiência oculta como instrumentos auxiliares de orientação para identificação de pessoas que se encaixam nesta categoria de deficiências. Conforme dispõe a matéria, pessoas com deficiência oculta são aquelas que não apresentam sinais físicos evidentes, mas incluem dificuldades de aprendizagem, saúde mental, mobilidade, fala, deficiência sensorial.

E finalizando a sessão ordinária, por iniciativa do Presidente da Casa, vereador Cula (PSDB), o PL 139/2023 foi aprovado para uma correção de digitação que se fez necessária no artigo 1º da Lei nº 6.188/2020. O referido artigo menciona a Lei nº 5.751, quando deveria ter sido mencionada a Lei nº 5.741.

 

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Já em sessão extraordinária, foram aprovados dois projetos de alterações orçamentárias, modificando o Plano Plurianual (PPA - 2022/2025), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2023) e Lei Orçamentária Anual (LOA 2023).

O projeto de lei complementar 32/2023 e o PL 140/2023, de autorias do Prefeito, abriram um crédito adicional suplementar até o limite de pouco mais de R$ 315 mil para realização de demandas da Secretaria de Segurança e Zeladoria.

Os gastos com as referidas demandas serão provenientes do excesso de arrecadação e do superávit financeiro, e envolvem a aquisição de materiais de consumo e permanente, além de outras despesas de pessoal civil e obrigações tributárias e contibutivas.

Lembrando que todos os projetos discutidos nesta e em outras sessões plenárias podem ser consultados em sua íntegra no site da Câmara de Botucatu.


Publicado em: 28 de novembro de 2023

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!