Ouvir a Notícia
Os dois projetos em pauta na sessão ordinária de 20 de março foram aprovados por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal de Botucatu. De autoria do prefeito, o PL 6/2023 alterou a redação da lei que criou o Conselho Municipal da Causa dos Animais Domésticos, mudando a representatividade de sua composição.
Único inscrito para discutir a matéria, o vereador Palhinha (União) explicou rapidamente a proposta do projeto: alterar a redação da lei para que, na composição do Conselho, os representantes da Secretaria Municipal de Governo e do Legislativo sejam substituídos por 2 representantes da Secretaria Municipal de Saúde.
O segundo item da pauta foi aprovado sem discussão. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2023, de iniciativa da Mesa Diretora, que concede a Medalha Reconhecimento Comunitário de Segurança, instituída no município em 2002 e entregue anualmente a integrantes das forças de segurança local. Em 2023 já foram indicados pelos comandos da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal os nomes dos 20 profissionais que receberão a homenagem.
“Gigante Guarani Apuã” é tema de Tribuna Livre
Antes das votações da noite - que acontecem na Ordem do Dia, última fase da Sessão Ordinária - os trabalhos legislativos contaram com o Pequeno e o Grande expedientes (com a leitura das proposituras e o pronunciamento livre dos vereadores), e o momento de Tribuna Livre, que foi ocupada por Beatriz Stamato, diretora geral do Instituto Giramundo Mutuando, e teve como tema as atividades executadas no primeiro ano e os próximos passos do Projeto “Gigante Guarani Apuã”.
Segundo Stamato, o projeto está entrando em uma nova fase, a de “construir um bom plano, a muitas mãos, com previsão de recursos no nosso Orçamento Municipal, de forma a restaurar o que for possível dos nossos sistemas naturais e prevenir os impactos hidrológicos que virão”.
Além de apresentar um panorama geral dos diagnósticos iniciais, a diretora respondeu a várias perguntas de vereadores e falou sobre a importância da parceria com os poderes instituídos e a sociedade em geral. A proposta é fazer uma série de reuniões para a elaborar um “plano de gestão de recursos hídricos”, que contemple leis e ações para mitigar os estragos já causados, já prevendo futuros desastres hidrológicos. “Vamos constituir a CIBA - Comissão Intermunicipal de Botucatu e Anhembi - para construir esse plano, que será complementar ao Plano Diretor das duas cidades. Sem a Câmara e sem o Poder Executivo a gente não consegue isso, por isso a importância de estarmos hoje aqui”, destacou Stamato.
Quer saber mais e participar das ações do Projeto Gigante Guarani Apuã?
https://mutuando.org.br/ ; bia@mutuando.org.br ou (14) 99735-0207.
Publicado em: 21 de março de 2023
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara