Notícias

Ouvir a Notícia


Audiência Pública debateu Código Municipal de Meio Ambiente

Audiência Pública debateu Código Municipal de Meio Ambiente

Imagem de Audiência Pública debateu Código Municipal de Meio Ambiente

 


Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, aconteceu na sede da Câmara Municipal de Botucatu, uma Audiência Pública que debateu sobre o Projeto de Lei Complementar nº 069/2013, em trâmite, que dispõe sobre o Código Municipal de Meio Ambiente, a Política Municipal do Meio Ambiente e o Sistema Municipal do Meio Ambiente.

Referida audiência atendeu requerimento de autoria dos vereadores Izaias Colino [PSDB], Fontão [PSDB], Valmir Reis [PPS], Reinaldinho [PR], Fernando Carmoni [PSDB], Curumim [PSDB] e Rose Ielo [PT], que consideraram ser de extrema importância debater pontos do projeto com a população e setores especializados a fim de oferecer ao município um código que prime pela preservação e conservação do rico meio ambiente de Botucatu.

A Mesa principal de debates foi composta pelos vereadores Carreira [ Presidente do Poder Legislativo ], Izaias Colino, Valmir Reis, pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Perseu Mariani, e pelos advogados José Luiz Coelho Delmanto e Leonardo Dalaqua Fulgueral.

Os vereadores Curumim, Lelo Pagani, Fontão, Rose Ielo e Carlos Trigo também participaram da audiência pública.

O Presidente Carreira deu início aos trabalhos da audiência agradecendo o público presente e passando a palavra ao vereador Izaias Colino, que por ser o primeiro signatário do requerimento que originou o evento público, ficou responsável por comandar o processo. O vereador explicou os objetivos da audiência, a forma de participação dos presentes e o trâmite do Projeto do Código na Casa de Leis.

Leonardo Fulgueral, servidor e advogado integrante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, fez uma apresentação sobre o histórico de elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente e seus pontos estruturais mais importantes.

Logo após a explanação, a palavra foi aberta a vereadores e público presente composto por secretários municipais, técnicos e integrantes da Polícia Ambiental, Guarda Municipal e Organizações Não-Governamentais que lotaram o plenário da Câmara Municipal. Todos participaram ativamente realizando questionamentos e apresentando sugestões de emendas ao projeto do Código.

Devido ao grande número de propostas e questionamentos apresentados, os vereadores Lelo Pagani e Rose Ielo sugeriram que o Poder Executivo retirasse o Projeto e realizasse mais audiências a fim de adequar o texto do documento.

Perseu Mariani se comprometeu a levar a sugestão ao Prefeito João Cury, mas ressaltou, juntamente como advogado José L. C. Delmanto, a necessidade de análise urgente do Código uma vez que referida questão vem se desenvolvendo desde 2007 e o município necessita de um Código Municipal de Meio Ambiente. Ambos reforçaram o pedido para que os interessados apresentem propostas de emendas a serem incluídas no PLC n°069.

Durante a audiência, ainda, Levon Apovian, engenheiro da Cetesb, que respondeu a diversos questionamentos durante o evento, ressaltou a importância de Botucatu possuir uma estação para avaliação da qualidade do ar e os vereadores presentes se comprometeram a realizar um requerimento direcionado ao Governador Geraldo Alckmin solicitando o benefício.

Izaias Colino, acredita que a Audiência Pública teve um saldo positivo. “Acredito que esta audiência cumpriu seu papel que era de levantar questões que poderiam ser incluídas ou não no projeto do Código a fim de entregar a Botucatu um código que proteja nosso ecossistema de maneira mais ampla possível. Expliquei aos presentes que embora o projeto seja analisado e eventualmente aprovado, sua discussão e atualização podem continuar. Houve um encaminhamento para a retirada do projeto para adequação do texto que será levada pelo secretário de meio ambiente ao prefeito, mas o encaminhamento da mesa é que os interessados procurem os vereadores a fim de apresentarem emendas ao projeto. Acredito que tudo o que foi apresentado aqui hoje pode ser útil”, informa Colino.

O Projeto do Código Municipal do Meio Ambiente está sendo analisado pela Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal sendo que os vereadores têm até o dia 25 de fevereiro para apresentar emendas ao projeto.

 



Publicado em: 20 de fevereiro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Botucatu realizará, na próxima sexta-feira, 29 de agosto, às 9h, uma Sessão Extraordinária com pauta exclusiva voltada à análise e votação de projetos que tratam da abertura de crédito adicional para atender demanda da Secret...
Na tarde dessa terça-feira, dia 26 de agosto, a Câmara de Botucatu recebeu uma edição do projeto “Municípios Parceiros no Controle do Tabagismo”, promovido pelo Instituto Oncoguia em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por m...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou na segunda-feira, dia 25/08, a 28ª Sessão Ordinária da atual Legislatura. Projetos que tratam sobre o Orçamento municipal e Cultura, ambos de autoria do Prefeito, foram aprovados por todos os vereadores....
Na próxima quinta-feira, 28 de agosto, a Câmara Municipal de Botucatu realiza uma Audiência Pública para debater sobre o um projeto de lei que trata sobre o Saneamento Básico na cidade de Botucatu. O objetivo é revisar e atualizar o Plano, que se...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou nesta sexta-feira, dia 22/08, uma Sessão Solene para a entrega do Título de “Botucatuense Emérito” ao músico e compositor Ramiro Vióla. De autoria do vereador Abelardo (Republicanos), o projeto foi aprovado...
Na próxima segunda-feira, dia 25 de agosto, a pauta da Sessão Ordinária da Câmara conta com quatro projetos,  dois deles irão discutir sobre o orçamento de Botucatu De autoria do Prefeito, dois projetos de lei complementar irão estabelecer como s...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!