Notícias

Ouvir a Notícia


Aprovações de 23/05: Programa de Parcerias Público-Privadas, doação de terreno no Distrito Industrial IV e denominação do Memorial da Música Caipira

Sessão ordinária 23/05

Imagem de b7619810-cf0a-43c4-a30f-b10598d8bb0b

A noite de 23 de maio na Câmara de Botucatu ficou marcada pelas longas discussões dos projetos em pauta. Durando praticamente o tempo limite permitido, a sessão plenária finalizou seus trabalhos com três projetos aprovados e um pedido de vista. No Pequeno Expediente, ainda foram aprovados 18 requerimentos, três moções e um voto de pesar, além de encaminhadas duas indicações.

Com um bom público presente esperando para acompanhar a votação, o projeto de lei 26/2022, de autoria do vereador Lelo Pagani (PSDB), foi trazido para o início da Ordem do Dia. Com aprovação unânime, ele batizou de Jair de Oliveira o Memorial da Música Caipira, localizado na Cohab I. Em sua fala, o vereador-autor leu uma breve biografia do homenageado com a denominação, violeiro da antiga dupla Botu e Catu.

O vereador Lelo Pagani voltou à tribuna para defender a próxima matéria em pauta. Do Executivo, o projeto de lei complementar 05/2022 dispõe sobre o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP) do município, revogando a Lei nº 5.410/2012, que trata da delegação dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

“Esse projeto moderniza nossa cidade para seguir tendências mundiais e abre possibilidades legais de criar parcerias público-privada entre prefeitura e empresas que podem vir do Brasil todo”, argumentou o líder do governo na Câmara. Em seguida, a vereadora Rose Ielo (PDT) replicou, dizendo que “PPP é um nome bonito para que as empresas privadas explorem os recursos públicos da cidade, serviços que são competência da Prefeitura, e muitas vezes fazendo com que a população pague mais caro por isso”. Ela ainda afirmou que há muitas incoerências na legislação, listando alguns exemplos.

O vereador Sargento Laudo (PSDB) falou em seguida. Segundo ele, a parceria público-privada já é uma realidade, citando algumas regras da nova legislação que seriam benéficas à cidade. “É preciso acompanhar as mudanças do mundo, e é isso que o projeto faz”, disse. Para encerrar, o vereador Abelardo (Republicanos) levantou algumas questões pendentes em relação à propositura e pediu vista.

Como já era o segundo pedido de vista que o projeto recebia, ele foi colocado para apreciação do plenário e rejeitado. Assim, finalmente em votação, o PLC 05/2022 foi aprovado com oito votos favoráveis e dois contrários, dos vereadores Abelardo e Rose Ielo.

O terceiro projeto em pauta, também do Executivo, tratava de doação de terrenos no Distrito Industrial IV à empresa Anidro do Brasil Extrações S.A. Ele foi defendido em tribuna pelos vereadores Lelo Pagani, Marcelo Sleiman (União), Silvio (Republicanos) e Rose Ielo, que ressaltaram a importância da aprovação para o desenvolvimento da cidade e geração de empregos. A matéria recebeu voto favorável de todos.

 

Pedido de vista

O PL 34/2022 finalizou a Ordem do Dia. De autoria da vereadora Cláudia Gabriel (União), ele pretende instituir o Selo Empresa Amiga da Mulher às empresas que cumprirem metas de valorização à plena vivência da mulher no ambiente de trabalho. “É um projeto que valoriza locais que oferecem emprego a vítimas de violência doméstica, resultado de um trabalho em conjunto de muitas pessoas que lutam pela causa e pelo empoderamento e emancipação da mulher”, falou a vereadora-autora. A vereadora Alessandra Lucchesi (PSDB) também defendeu a iniciativa.

No entanto, a vereadora Rose Ielo criticou o trâmite pelo qual o projeto passou – ele não foi encaminhado à Comissão de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos, a qual preside – e algumas ausências de informação no texto. Baseado em seus argumentos, o vereador Abelardo justificou um pedido de vista. Dessa forma, a matéria volta ao plenário na semana que vem.

Explicação pessoal. O vereador Palhinha (União), citado pela vereadora Rose Ielo em suas críticas ao não encaminhamento do PL 32/2022 à sua comissão, se inscreveu para dar uma explicação pessoal. Segundo falou, o projeto não tinha pertinência à Comissão de Defesa do Cidadão e dos Direitos Humanos.


Publicado em: 24 de maio de 2022

Publicado por: Equipe de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Em 2026, a Câmara de Botucatu reafirma seu compromisso com as políticas públicas que impactam diretamente a vida da população. Na última segunda-feira (05/01), o vereador Zé Fernandes (PSDB), relator da Comissão de Orçamento, representou o Legisla...
A Câmara Municipal de Botucatu realizou, nesta segunda-feira, 29 de dezembro, uma sessão extraordinária para analisar um projeto de autoria do Poder Executivo. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade ajustes nas leis orçamentárias do m...
Na próxima segunda-feira, 29 de dezembro, a Câmara de Botucatu realiza a 29ª sessão extraordinária. A plenária está marcada para as 10h, pois mesmo durante o recesso parlamentar o trabalho continua e nesse período podem ser convocadas sessões extr...
Entre os dias 23 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a Câmara Municipal de Botucatu estará em recesso parlamentar, conforme previsto no artigo 110 do Regimento Interno da Casa. Durante esse período, as sessões ordinárias são suspensas,...
No último dia 23 de dezembro, a Câmara de Botucatu entrou em recesso, marcando o encerramento de mais um ano parlamentar. Em 2025, o Legislativo municipal se destacou pela aprovação de mais de 40 projetos de lei e pela intensa atividade dos veread...
A Câmara Municipal de Botucatu encerrou o ano legislativo de 2025 na última segunda-feira (22/12) com uma plenária dupla. Durante a noite, os vereadores analisaram e aprovaram projetos de impacto para o município, além de pedirem vista e adiamento...

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!