Ouvir a Notícia
A sessão ordinária de 12 de junho na Câmara de Botucatu contou com quatro projetos em pauta, todos aprovados pela unanimidade do plenário.
Para iniciar a noite, foram debatidos dois projetos de iniciativa do Prefeito. O PL 49/2023 alterou um artigo da legislação que dispõe sobre a inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (Lei Municipal 6.171/2020). Agora, o artigo 7º diz que o Coordenador do Serviço de Inspeção Municipal será um cargo ocupado pelo Chefe da Divisão – antes, deveria ser preenchido pelo diretor de departamento ligado à agricultura. Como explicou o vereador Silvio (Republicanos), líder do Prefeito na Câmara, a mudança é discricionária e se justifica pela própria criação do cargo de Chefe de Divisão, que antes não existia.
Em seguida, o PL 53/2023 autorizou a doação de terrenos no Distrito Industrial IV à Ropack Indústria de Embalagem Plástica, empresa que produz, com alta tecnologia, frascos de alta densidade para a indústria de alimentos, cosméticos, farmacêuticas e sanitárias. Ela está em processo de ampliação de suas atividades. Mais uma vez falando na discussão, o vereador Silvio lembrou que nos últimos meses o plenário aprovou diversos projetos deste tipo, “felizmente gerando emprego e renda e trazendo desenvolvimento para a cidade”, disse.
Já de iniciativa do Poder Legislativo, constavam na pauta dois projetos de denominação de logradouro público. De autoria do vereador Cula (PSDB), o PL 57/2023 batizou de Alcysio Canette a Rua 07 do Ecovilla Botucatu Residencial; por sua vez, de autoria do vereador Sargento Laudo (PSDB), o PL 58/2023 deu o nome de Antonia Pissinato Colete à Rotatória de Interligação localizada no Jardim Paraíso. Ambas as biografias dos homenageados com as denominações foram lidas em plenário.
TRIBUNA LIVRE
A noite de 12 de junho teve ainda uma Tribuna Livre, momento em que representantes da sociedade civil organizada podem falar de assuntos de interesse público. Desta vez, a médica pneumologista do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu, Suzana Erico Tanni, abordou o Programa INSPIRE – Saúde Respiratória.
“O Programa INSPIRE trabalha, a longo prazo, com um conjunto de ações que têm o objetivo de ofertar saúde respiratória e pulmonar à população, desde por meio de prevenção e educação (antitabagista, por exemplo) a mapeamento e acompanhamento de populações mais vulneráveis, facilitação de acesso a serviços e capacitação e reciclagem dos profissionais da rede de saúde”, explicou a profissional.
Ela também afirmou que o programa já está sendo executado pelo Hospital das Clínicas junto com a Secretaria de Saúde e adiantou alguns planos, como o lançamento de um aplicativo e ações nas escolas. Em seguida, vereadores puderam tirar dúvidas variadas com a médica, como sobre combate ao cigarro eletrônico, impacto da covid, luta contra o tabagismo e políticas públicas voltadas à saúde respiratória pulmonar.
Publicado em: 13 de junho de 2023
Publicado por: Equipe de Comunicação
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara