Com diversas demandas focadas na educação pública municipal, a vereador Alessandra Lucchesi [PSDB] utilizou seu espaço durante a última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu para novamente cobrar melhorias com relação à valorização do cargo de atendente de creche na cidade. O documento acabou aprovado pela unanimidade dos demais legisladores.
O documento foi encaminhado ao prefeito municipal, Mário Pardini e pede para que o mesmo informe sobre o valor do impacto financeiro de referida classe de funcionários no que tange em alterar seu enquadramento no CE.1 para o CE.4 e a possibilidade legal de tal fato. Esta é a segunda vez que a legisladora apresenta a solicitação. Em abril de 2017, a resposta para o pedido foi de que a demanda estava em fase de estudos.
De acordo com o documento, o cargo de Atendente de Creche é um dos mais antigos e desvalorizados financeiramente da Prefeitura Municipal de Botucatu, o que reflete diretamente na evasão de servidores que ocupam o cargo. “Existe um preocupante aumento de exoneração de Atendentes de Creche por motivos do salário baixo e isso reflete em prejuízo no processo educativo das crianças”, comenta a vereadora.
Atualmente, a carga horária desse cargo é de oito horas diárias em atendimento direto com as crianças. De acordo com a vereadora, suas atribuições extrapolam o cuidar [alimentação, higiene e segurança] para o educar [ensino e aprendizagem de habilidades], o que reafirma o faro de que o cargo merece ser mais bem reconhecido por parte do Poder Executivo, alterando seu enquadramento salarial e reduzindo assim os índices de exoneração do cargo.