Ouvir a Notícia
Um veículo tipo “Van”, devidamente adaptado com plataforma elevatória para cadeirantes, para realizar o transporte gratuito, porta a porta, de pessoas com deficiência física severa, que dependem de cadeira de rodas. Essa é a proposta contida no requerimento 724, aprovado por unanimidade na sessão de 27/08.
A iniciativa é do vereador Carlos Trigo [PDT] e foi inspirada no Serviço de Atendimento Especial – ATENDE, já em operação na cidade de São Paulo. O ATENDE presta serviço de transporte gratuito a deficientes previamente cadastrados e funciona com uma programação pré-agendada.
“As pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, enfrentam grande dificuldade para se locomover pela cidade. Mas, em muitos casos, mesmo saindo cedo de casa, o cadeirante não consegue chegar a tempo de cumprir seus compromissos, seja por demandar um tempo maior para embarque e desembarque nos ônibus adaptados, seja por inúmeros obstáculos ao longo do percurso. Por conta desse atraso, muitos perdem o horário de embarque em um ônibus específico, ou uma consulta médica agendada com antecedência. É um transtorno”, explica o vereador.
Segundo ele, implantar um serviço semelhante ao ATENDE além de facilitar, em muito, a vida desse grupo de pessoas, permitiria, também, que o veículo adaptado fosse utilizado para o transporte dos atletas com deficiência que praticam esportes no Estádio Municipal "João Roberto Pilan" [INCA].
Publicado em: 31 de agosto de 2018
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara