Imagem do vereador

MANUEL GOMES PINNHEIRO MACHADO

Presidência(s): 1880 - 1882

Figura tradicional do velho Botucatu, foi Manuel Gomes Pinheiro Machado (conhecido como Major Maneco), filho do Capitão José Gomes Pinheiro Vellozo. Nasceu em Sorocaba em 10/11/1835 e faleceu em Botucatu em 27/02/1895, estando sepultado na necrópole local.
Fazendeiro, dedicava-se à pecuária; político , vereador várias vezes, foi Presidente da Câmara em 1882 e Intendente em 1891. Foi Suplente de Juiz Municipal e de Órfãos em 1857. Casado com sua sobrinha Sophia Gomes Pinheiro Machado, filha do Dr. Antonio Gomes Pinheiro Machado e Maria Manoela de Oliveira Ayres, deixou grande descendência. Dos seus filhos muitos descendentes residem em Botucatu. Procurando inovar estabeleceu que o comércio em Botucatu funcionasse, também, à noite e durante os sábados e domingos. <br><br>

Inicia-se a imigração de estrangeiros. A Câmara inicia a construção das pontes sobre os rios das Pedras, Novo e Pardo, na estrada que demanda à Vila de Rio Novo (Avaré). Manuel Gomes Pinheiro Machado incentiva os novos moradores a expandir seus negócios, investir na cultura cafeeira, chegando a produzir cartilha para orientar os fazendeiros e sitiantes no manejo dessa cultura. Apóia a abertura de novas casas comerciais, etc... O café produzido no município era transportado até o Porto Martins e de lá transportado em vapor para o Porto de Santos. No seu governo foi fundado o Gabinete Literário, considerado o mais antigo clube literário de Botucatu.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!