Imagem do vereador

ANTONIO DE MOURA CAMPOS

Presidência(s): 1920 - 1922 / 1929 - 1930

Filho do Cel. Raphael Augusto de Moura Campos, que emprestou a esta cidade a maior fulguração de sua vida, era natural que o Major Antonio de Moura Campos trouxesse sempre para diante os exemplos do pai.
Nasceu em Tietê, de onde é natural quase a totalidade de sua família, e mudou-se para Botucatu em 1887 onde faleceu, em 1939.
Encarnou um grande prestigio político. Foi por diversas vezes eleito vereador. Foi prestigioso membro do Diretório político perrepista nos governos de Altino Arantes e Wahington Luiz. Posteriormente, militou, por muitos anos, no Diretório do Partido Democrático. Vitoriosa a Revolução de 1930, no governo chamado de 40 dias, em São Paulo, coube-lhe a prefeitura desta cidade. Em maio de 1936, Antonio de Moura Campos é eleito prefeito, escolhido pela Câmara, por acordo entre o PC e PRP e nomeado pelo Interventor Federal em São Paulo, João Alberto. Posteriormente, afastou-se espontaneamente do cargo sob a mesma Interventoria. Mais tarde na Interventoria do Sr. Armando Salles de Oliveira, ao formar-se o Partido Constitucionalista, conseqüentemente da fusão do Partido Democrático, da Ação Nacional do PRP, da Federação dos Voluntários e de outros agrupamentos, ingressou no mesmo e foi guindado à Presidência do seu Diretório Municipal local. Com a reconstitucionalização do país, foi eleito vereador à nossa Câmara Municipal e escolhido para prefeito. Renunciando depois, esse cargo, foi eleito para Presidente da Câmara , posto em que permaneceu até 10 de novembro de 1937, quando foram extintos todos os parlamentos da Nação.

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!