Imagem do vereador

OSWALDO MINICUCCI

Presidência(s): 1972

Nasceu em Botucatu a 13 de setembro de 1920. Filho de Domingos Minicucci e Emilia Molini Minicucci. Cursou o primário no Grupo Escolar Dr. Cardoso de Almeida. Cursou o ginásio e formou-se professor pela Escola Normal de Botucatu em 1938. Foi inicialmente professor do curso primário e de admissão do Ginásio Diocesano “Nossa Senhora de Lourdes”. Depois foi para a Escola Profissional Secundária Mista, atual Escola Técnica Industrial, como escriturário substituto, depois como responsável pela secretária. Sempre gostou de ler e de escrever. No curso ginasial já escrevia nos jornais escolares e começou a publicar os seus trabalhos na “Folha de Botucatu” e no “Jornal de Botucatu”. Foi no jornal “A Gazeta de Botucatu” que publicou semanalmente, por muitos anos, suas crônicas.

Sempre gostou de crônica. Talvez o seu acendrado amor por Botucatu enveredou-o para esse setor literário. Professor de Português da Escola Industrial de Botucatu “Dr. Armando Salles de Oliveira” e da Escola “Prof. Euclides de Carvalho Campos”, Instituto Santa Marcelina e Ginásio Diocesano “Nossa Senhora de Lourdes”. Durante um ano lecionou aulas de Didática Especial de Português para os alunos do curso de Letras da Faculdade de Filosofia de Botucatu, de Direito de Bauru e de Direito de Presidente Prudente. Foi membro do corpo docente do CADES (Campanha de Difusão do Ensino Secundário), patrocinada pelo Ministério da Educação e Cultura. Nessa qualidade, deu aulas em Marilia e em Botucatu. Foi designado pelo Ministério da Educação e Cultura para orientar o Curso da CADES, em Goiânia, em 1962. Foi Vice-Presidente do Centro de Integração e Escola (CIEE), órgão de grande utilidade para os estudantes do ensino superior.

Por solicitação do então Prefeito Municipal de Botucatu, Sr. Luiz Aparecido da Silveira, instalou a Comissão Municipal do MOBRAL de Botucatu (Movimento Brasileiro de Alfabetização ) . Foi, por dois anos, Coordenador Geral do citado Movimento. Foi membro e Presidente do Rotary Club de Botucatu . Diretor de Esportes, Secretário Geral e Presidente do Conselho Deliberativo do Botucatu Tênis Clube.

Foi eleito, em 1969, vereador à Câmara Municipal de Botucatu. Como tal, exerceu, no primeiro ano, as funções de Vice-Presidente, assumindo, logo a seguir, a Presidência, em virtude do licenciamento do Presidente titular. Foi Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e participou da Comissão de Finanças.

Durante muito tempo foi cronista radiofônico da Radio Municipalista de Botucatu onde, entre outras, criou “Promessas Literárias Botucatuenses”, com a finalidade de estimular os talentos jovens para as letras. Membro-fundador da Academia Botucatuense de Letras e Presidente do Conselho Municipal de Educação. Foi casado com a Profa. Lucy de Oliveira nascendo, dessa união, Oswaldo Luiz, seu único filho.

Créditos do Texto: Olavo Pinheiro Godoy

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!