Presidência(s): 1981 - 1982
Nasceu em Botucatu no dia 03 de novembro de 1939; filho de Argeu Mauricio de Oliveira, que era descendente de índio com uma portuguesa; e, de Victória Maria Star Mauricio de Oliveira, filha de imigrantes suecos. Cursou o primário no Grupo Escolar “Raphael de Moura Campos” e o ginasial na Escola Industrial “Dr. Armando Salles de Oliveira”. Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio “Nossa Senhora de Lourdes” atual “La Salle”. Quando jovem participou da peça teatral “O Pagador de Promessas” que inaugurou a sede do TAENCA – hoje Cine Teatro Nelli.
Casou-se na Catedral de Botucatu no dia 04 de setembro de 1965, com a Sra. Maria Aparecida Guazzelli Mauricio de Oliveira, com quem teve três filhos : Argeu Mauricio de Oliveira Neto, Fernanda Mauricio de Oliveira Benine e Marcus Guazzelli Mauricio de Oliveira.
Foi secretário do Centro das Industrias do Estado de São Paulo, delegacia regional de Botucatu. Foi funcionário da Secretária de Estado dos Negócios da Fazenda, onde trabalhou durante vinte anos.
Oriundo de família de militantes políticos, Ageo Mauricio foi uma das figuras mais queridas nos meios políticos e sociais da cidade. Em meados de 1970, juntamente com um grupo de amigos, fundaram a Câmara Junior de Botucatu do Estado de São Paulo, filiada à Câmara Junior Internacional, que agragava jovens para a formação de novos lideres com o intuito e propósito de “Servir a Humanidade”. Ageu Mauricio foi um dos membros atuantes nos “Cursilhos de Cristandade” para casais, e nos treinamentos de liderança cristã – JLC – da Igreja Católica em Botucatu, com atuação em outras cidades da região. Foi candidato a vereador em 1976, pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA – elegendo-se para a legislatura de 1977 a 1982.
Reelegeu-se vereador pelo PDS (Partido Democrático Social) para o mandato de 1983/1988 integrando a Câmara durante os governos de Lico Silveira e Jamil Cury. Foi líder do governo na Câmara. Posteriormente foi funcionário da Secretaria dos Negócios Metropolitanos, tendo trabalhado inicialmente na Coletoria Estadual.
Enquanto Presidente da Câmara Municipal de Botucatu, fez, um trabalho de caráter assistencial com o objetivo de prestar assistência às pessoas necessitadas que sempre o procuraram, encaminhando pessoas e obtendo cadeiras de rodas, coletes ortopédicos, aparelhos auditivos, próteses para membros, consultas médicas e tantos outros. Junto à LBA (Legião Brasileira de Assistência) quando o Dr. Emilio Julianelli era seu Superintendente, Ageu Mauricio de Oliveira conseguiu muitos benefícios para Botucatu, como a instalação de Creches, fornecimento de leite em pó, cobertores, calçados, colchões, lençóis, fronhas e outras coisas para as entidades assistenciais de Botucatu. Conseguiu, junto à LBA a construção da quadra de Esportes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. Ageu Mauricio de Oliveira foi assessor de vários Deputados na cidade de São Paulo e, em Brasília, tornando-se amigo de muitos parlamentares, o que proporcionou ampliar o leque de reivindicações para a cidade de Botucatu. Ageu Mauricio de Oliveira, faleceu em sua cidade natal, no dia 11 de maio de 1993, aos 53 anos.
Créditos do Texto: Olavo Pinheiro Godoy