Presidência(s): 1993 - 1994
Fernando Aparecido Carmoni, nasceu em Botucatu, filho de Affonso Carmoni Filho e de Assunta Montanha Carmoni. Casado com Márcia Helena dos Santos Carmoni, pai de Maria Fernanda e Letícia (jornalista e comerciante do setor agrícola). Neto dos conhecidos e estimados agricultores botucatuenses Maria e Affonso Carmoni e Maria Clemente e Marino Montanha.
Tomou gosto pela política nos bancos escolares, ainda muito jovem, quando foi líder de classe e Presidente do Grêmio Estudantil, por quatro vezes.
Em 1988, foi eleito o vereador mais jovem da história de Botucatu. Neste mandato foi vice-presidente da Câmara Municipal e chegou a assumir a presidência interinamente. Foi membro de todas as Comissões Permanentes do Legislativo.
Em 1992, foi reconduzido ao cargo de vereador com a maior votação do pleito. Consagrado pelos seus pares assumiu a Presidência da Câmara, ocasião em que abriu as portas do Legislativo à comunidade e iniciou o processo de modernização da Casa.
Em 2000 toma posse em seu terceiro mandato e, com firmeza e determinação responde pela liderança do prefeito.
Dentre as inúmeras conquistas realizadas como representante do povo, inclui-se pavimentação de várias vias públicas; escolas e creches municipais; nova linha de ônibus de Botucatu a São Paulo – via Castelo Branco; integrou o movimento pró-duplicação da rodovia João Hipólito Martins (Castelinho); liderou o movimento para que a cidade ganhasse o curso de Direito; ajudou na conquista de 03 novas empresas que se instalaram em Botucatu e, que hoje geram centenas de empregos.
Créditos do Texto: Olavo Pinheiro Godoy